Estagio remunerado Alemanha
Relatos

Estágio remunerado no exterior com a AIESEC

Neste post irei falar um pouco sobre o programa de intercâmbio que me levou a morar na Alemanha por 6 meses, o programa Talentos Globais da AIESEC.

 

Eu já conhecia a AIESEC há bastante tempo, mas conhecia apenas o programa Cidadão Global, que é o programa de voluntariado no exterior. Descobri o Talentos Globais quando estava procurando por algum intercâmbio que fosse de longa duração, que atendesse meus objetivos e que coubesse no meu bolso.

Quando descobri o Talentos Globais, fiquei encantada pelo programa, pela ideia de poder fazer um estágio na minha área no exterior e ainda receber uma bolsa-auxílio que pudesse cobrir os custos de vida no país de destino.

O relato será de acordo com a minha experiência, abordando pontos em que tive dúvida na época da minha pesquisa, mas menciono de antemão que algumas coisas podem ter mudado ou serem diferentes em alguns escritórios.

 

Sobre a AIESEC e o programa Talentos Globais

A AIESEC é a maior organização formada por jovens do mundo. Está presente em 126 países, é reconhecida pela UNESCO e não possui fins lucrativos.

O programa Talentos Globais da AIESEC oferece vagas de estágio em diversos países do mundo inteiro. O estágio é remunerado (dependendo do projeto) , e geralmente a remuneração é suficiente para cobrir os custos básicos de vida no país de destino. O valor da bolsa-auxílio depende da vaga, área, empresa, cidade e país. No meu caso, era suficiente para cobrir meus gastos mensais na Alemanha, sem muito luxo.

Para mais detalhes sobre a organização e o programa, acesse o site oficial da AIESEC no Brasil.

 

O processo

  • Inscrição no site da AIESEC no Brasil

Primeiro, é necessário acessar o site da AIESEC no Brasil e checar os requisitos para se candidatar ao programa. Caso você preencha todos os requisitos, deve se inscrever no próprio site, selecionando o escritório mais próximo da sua residência ou Universidade. Feito isso, após alguns dias algum membro da AIESEC irá entrar em contato com você por e-mail. Quando eu me inscrevi, entraram em contato rapidamente e solicitaram meu currículo para checar se eu atendia os requisitos. Logo depois agendamos a entrevista presencial no escritório da AIESEC no Rio de Janeiro.

 

  • Entrevista presencial no escritório da AIESEC

A entrevista é necessária para avaliarem se os seus valores estão alinhados com os da organização e se suas expectativas condizem com o ideal do programa, bem como tirar suas dúvidas sobre o mesmo. Uma parte da minha entrevista foi em inglês, mas nada muito complicado. Os membros conduzem a entrevista de forma tranquila, então a dica é segurar o nervosismo e mostrar ao máximo sobre você e porquê você quer fazer parte do Talentos Globais.

 

  • Acesso e candidatura às vagas

Caso você seja aprovado, finalmente terá acesso ao sistema da AIESEC e poderá começar a se candidatar às vagas no exterior. Cada vaga é uma vaga, algumas solicitam apenas o “básico”, como o currículo e carta de motivação, e outras solicitam documentos adicionais. Na descrição das vagas estarão listados todos os pré-requisitos, entre outros detalhes.

 

  • Processo seletivo com a AIESEC de destino e empresa

Caso os responsáveis pela vaga gostem do seu perfil, você será comunicado e então continuará o processo com a AIESEC de destino ou direto com a empresa – isso depende da política da AIESEC de destino. No meu caso, primeiro fui entrevistada por um membro da AIESEC na Alemanha, passei nesse primeiro filtro e depois fiz a entrevista com a empresa, tudo remotamente, claro.

A empresa também poderá solicitar alguma tarefa para testar alguma habilidade requerida, como, por exemplo, Excel. Como eu disse anteriormente, cada vaga é uma vaga.

Caso você seja aprovado na entrevista/etapa final e consiga a sua tão almejada vaga de estágio no exterior, a AIESEC local e de destino te darão o suporte necessário para as próximas etapas e procedimentos. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em enviar mensagens ou e-mails para eles, é normal ter muitas dúvidas nesse momento e eles estão ali para te ajudar.

 

Custos

Os custos básicos que eu tive foram: a taxa da AIESEC, passagem aérea, taxa para solicitar o visto alemão, seguro de saúde e um valor para cobrir as despesas do primeiro mês, já que o pagamento geralmente é feito após 1 mês de estágio. E se você não tiver passaporte ou precisar renovar o seu, então terá mais esse custo.

A taxa da AIESEC e as suas condições de pagamento serão informadas na entrevista presencial.

O valor necessário para cobrir os gastos do primeiro mês varia de acordo com a cidade e país. Para ter uma ideia do custo de vida de cada lugar, acesse o site Numbeo.

 

Na Alemanha, meu custo de vida não ultrapassava 700 euros, enquanto minha bolsa auxílio era de 1.000 euros. Ou seja, ainda sobrava uma graninha para viajar! 🙂

 

* * * * *

A Elisa, que foi para a Índia através do Talentos Globais da AIESEC, contou um pouco sobre a experiência dela no país aqui. Intercâmbio barato.

E se você tiver alguma dúvida sobre a minha experiência ou algo relacionado ao post, deixe um comentário aqui ou envie um e-mail para sarah@comprandoexperiencias.com.br e eu ficarei feliz em ajudá-lo. 🙂



PLANEJE SUA VIAGEM
Encontre e reserve seu hotel ou hostel
Na Booking.com você encontra as melhores ofertas de acomodações, sem cobrança de taxas de reserva. E clicando aqui, você ganha uma recompensa de R$ 50 após sua viagem.


Prefere alugar ou compartilhar um apartamento?
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130 de desconto na sua primeira reserva clicando aqui.


Não deixe de contratar seu Seguro Viagem
No Seguros Promo você compara cotações e benefícios de diversos Seguros Viagem e encontra o melhor preço. Use o nosso cupom EXPERIENCIAS10 para ganhar 10% de desconto em sua compra.


Compre suas passagens aéreas ou pacotes de viagem

No Submarino Viagens você encontra preços para todos os bolsos e opções para diversos destinos, nacionais e internacionais. Clique aqui e confira as ofertas.



Alugue carros no mundo inteiro
Na Rentcars.com você encontra as melhores locadoras do mundo em um só lugar, não paga IOF em suas reservas, pode parcelar em até 12x no cartão ou ganhar 5% de desconto, pagando via boleto.


Chegue conectado
Com a Chip de Viagem você garante seu chip internacional antes mesmo de embarcar e chega no seu destino já conectado.

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *