Dicas de Viagem

Londres: como funciona o Oyster Card

Atualizado em 18/12/2018

Se você já visitou ou está planejando sua viagem à Europa, já sabe que o transporte público é bem caro (ok, exclui-se disso o Leste Europeu). A boa notícia para os viajantes é que em Londres existe o incrível Oyster Card, um cartão que vai te ajudar a economizar bastante com transporte público.

O Oyster Card é bem simples de ser utilizado e vale a pena se você pretende utilizar o transporte público mais de 1 vez por dia, e por transporte público inclui-se aquele famoso ônibus vermelho de 2 andares.

O custo de 1 ticket para o transporte público em Londres na Zona 1 custa 4,90 libras quando pago em dinheiro e 3,30 libras quando pago com o Oyster Card, por exemplo. Mas o Oyster não tem apenas essa vantagem: com ele você pagará um valor máximo por dia, dependendo das zonas em que viajar. A parte turística geralmente compreende as zonas 1 e 2, mas isso dependerá de onde você irá se acomodar ou se quiser visitar algo que seja em outra zona.

Zona Valor máximo por dia
Zona 1 £                   6,50
Zona 1 e 2 £                   6,50
Zona 1 a 3 £                   6,50
Zona 1 a 4 £                   6,50

Confira o valor para as demais zonas aqui (arquivo em pdf).

Por exemplo: se você utilizar o Oyster Card em 1 viagem pela zona 1 em um dia, será debitado 2,40 libras do saldo do seu cartão; caso faça 2 viagens em um dia, 4,80 libras. Mas, caso o utilize em 3 viagens ou mais, pagará apenas 6,50 libras.

Caso queira fazer mais viagens, sem problemas! Você poderá fazer quantas viagens quiser em um dia e o valor que será debitado será o máximo referente às zonas em que você viajou. O cartão considera como “dia” das 4h30 de um dia até as 4h29 do outro.

Se o Travelcard vale mais a pena? O Travelcard só vale mais a pena do que o Oyster Card se você for utilizar o transporte público por 5 ou mais dias. Como eu fiquei apenas 3 dias, não compensou para mim.

Você pode adquirir o Oyster Card nas estações de trem e metrô, nos guichês com um atendente e pagará 5 libras mais o quanto você quiser de recarga. Essas 5 libras e qualquer valor remanescente serão devolvidos quando você devolver o cartão em qualquer outro guichê que possua um atendente (ou seja, para aquisição e devolução não vale os guichês automáticos). Você pode fazer as contas de quanto vai precisar na sua viagem e solicitar a recarga desse valor na hora em que adquirir o cartão ou recarregar em qualquer guichê a qualquer hora.

Para mais informações, acesse o site oficial da Transport for London.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *