Lazer Sao Paulo
Dicas de Viagem

Opções gratuitas de lazer e cultura em São Paulo

Sampa, selva de pedra, cidade das 4 estações em um único dia… só nós paulistanos entendemos.

E também sabemos que a cidade tem inúmeras opções de lazer, cultura e pontos turísticos, mas por falta de tempo ou até mesmo pela falta de conhecimento, não aproveitamos tudo que a cidade oferece.

Então, se você é de São Paulo ou vai passar por aqui, selecionamos abaixo algumas opções gratuitas ou bem baratinhas para você aproveitar aqui na cidade.

 

PARQUE IBIRAPUERA

O “Ibira”, carinhosamente chamado por nós, foi eleito o melhor parque urbano do planeta, segundo notícia publicada no jornal britânico The Guardian. O parque fica na Zona Sul da cidade e na maioria das vezes está em nossa lista de opções de o que fazer no final de semana ou feriado.

Ele é grande por si só e bonito por sua paisagem natural. Além de ser uma opção de contato com a natureza em sua ampla área verde, também é bastante frequentado por aqueles que tem o propósito de se exercitar. Há uma área só para o aluguel de bicicletas e é bem baratinho (por volta de R$5/hora, lembrando que eles não aceitam pagamento por cartão e é preciso ter em mãos um documento com foto e comprovante de residência!), mas aos domingos, principalmente, o parque recebe tantas pessoas e ciclistas que as ciclovias acabam ficando bem cheias, ainda mais nas áreas mais populares do Ibira.

Parque Ibirapuera

Créditos da foto: Vinicius Pinheiro no Flickr

 

Mas não vamos lá só para andar de bike, há outras opções de atividades para fazer como piqueniques, cooper e caminhadas (inclusive com o seu pet), praticar outros esportes (skate, patins e afins na Marquise, uma área espaçosa, plana e coberta), utilizar os aparelhos para ginástica que são oferecidos, compartilhar partidas de futebol ou basquete nas quadras e campos disponíveis, levar as crianças no parque infantil e, principalmente, sentar para relaxar próximo ao Lago Ibirapuera, admirando sua paisagem e animais quando presentes.

Bom, além dessas maneiras incríveis de aproveitamos esse grande espaço disponível em nossa cidade, o Parque Ibirapuera também oferece algumas atrações turísticas e culturais como o Planetário, que voltou a funcionar este ano e tem entrada gratuita; o Museu de Arte Comtemporânea (MAC) que conta com a exposição de obras de Picasso, Tarsila do Amaral, Kandinsky e outros artistas; o Museu Afro Brasil, que apresenta exposições retratando a identidade e cultura africana; o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, conhecido por Oca devido ao seu formato, hoje recebe diversas exposições mas já abrigou 2 grandes museus: o da Aeronáutica de São Paulo e do Folclore; e o Auditório Ibirapuera, espaço que oferece apresentações de espetáculos musicais e é bem conhecido devido a sua arquitetura e por ser referência à cidade de São Paulo e ao Parque Ibirapuera.

Auditório Ibirapuera

Créditos da foto: Rodrigo Soldon no Flickr

 

Ah! E vai ter um obelisco que provavelmente você vai ver a caminho ou ao passear pelo Ibira. Ele é o Obelisco Mausoléu (um monumento funerário brasileiro aos heróis de 32) que está do ladinho do parque junto com o Monumento às Bandeiras (monumento que representa os bandeirantes que desbravaram o país). Dois grandes e importantes pontos turísticos que carregam mais um pouco da história de São Paulo.

Obelisco Mausoléu

Créditos da foto: Governo do Estado de São Paulo no Flickr

 

Se fossemos contar exatamente tudo o que o Ibira tem e pode oferecer, esse único item ficaria enorme e com certeza estaríamos esquecendo de citar alguma coisa. Para entender nosso amor por ele é preciso visitá-lo ao menos uma vez. E só indo lá, pelo menos algumas vezes, você vai conseguir aproveitar e conhecer tudo que ele oferece, visto que existem programas e opções para todos os gostos!

O contato direto com a natureza, as possibilidades existentes, o sentimento de paz e tranquilidade que temos ao estar lá é maravilhoso.

E por curiosidade, várias instalações presentes no parque e que citamos foram projetadas pelo Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro considerado um dos principais nomes responsáveis pelo desenvolvimento da arquitetura moderna.

 

REGIÃO DA AVENIDA PAULISTA

A nossa querida avenida, palco das maiores manifestações políticas, artísticas, culturais e sociais de São Paulo. Deve ser difícil existir algum brasileiro que ainda não tenha ouvido falar nela. E ela não é famosa apenas por suas manifestações, não… ela e sua região tem diversas opções interessantes e alternativas que agrada a todos os gostos!

Para começar falando dela, vamos explicar sua localização e dimensão. Ela está na Zona Sul da cidade de São Paulo e suas estações de metrô fazem parte da Linha Verde (estação Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação), que por sua vez, a estação Paraíso tem conexão com a Linha Azul e a estação Consolação com a Linha Amarela. Já começamos a amá-la daí!

Foto: Acervo Pessoal

 

A “Paulista” é considerada um dos principais centros financeiros da cidade. Possui bancos e empresas nacionais e internacionais, consulados, lojas renomadas, galerias, hospital, shoppings centers, faculdade, centros culturais, centrais de rádio, parque, ciclovia, bares e restaurantes.

Os maiores shoppings presentes na avenida estão localizados de uma ponta a outra, e estes são o Pátio Paulista, o Cidade São Paulo e o Center 3. Três shoppings distintos, mas que possuem cinema e diferentes lojas, opções de lazer e gastronomia. O Pátio Paulista está localizado entre as estações Paraíso e Brigadeiro, o Cidade São Paulo ao lado da estação Trianon-Masp e o Center 3 ao lado da estação Consolação.

Avenida Paulista

Foto: Acervo Pessoal

 

Próximo a estação Brigadeiro fica o Itaú Cultural, com entrada gratuita, é um dos principais centros de referência cultural da cidade. O instituto de pesquisa e produção, por exemplo, abriga exposições, oferece cursos, apresentações literárias, peças de teatro, palestras e shows. Ainda por lá, mais em direção à estação Trianon, há o Top Center – um mini shopping/galeria que possui praça de alimentação e algumas lojas, principalmente a franquia americana Forever 21, parada obrigatória para muitas pessoas!

Um pouco mais a frente, na estação Trianon-Masp, tem o Parque Trianon. Um parque bastante arborizado, calmo e agradável, mesmo tendo sua localização em uma avenida tão agitada e tem seus portões abertos diariamente. E de frente para o parque, do outro lado da avenida, tem o Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand (MASP), presente em cartões postais da cidade e com entrada gratuita às terças.  Em seu acervo possui obras de grandes artistas como Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Renoir, Monet, Picasso, Cèzanne, Van Gogh e Matisse, além de outras exposições temporárias durante o ano.

MASP

Créditos da foto: Gabriel Rosa no Flickr

 

Mas ir ao MASP não significa ir apenas ao museu. No seu vão, entre seus grandes 4 pilares vermelhos, há um espaço livre para circulação e podemos inclusive sentar para conversar e passar um tempo nas muretas que estão em suas laterais. E as atrações por ali ainda não acabaram… atrás do vão do MASP há o Mirante 9 Julho, definido como Centro Cultural, é um espaço para lazer e cultura que foi reformado recentemente e conta com bons restaurantes, cafeterias, eventos e exposições. É um espaço aberto para o público com mesas disponíveis e tem sua vista para a Avenida 9 de Julho.

Por fim, perto da estação Consolação, podemos aproveitar o Conjunto Nacional, uma área também de lazer e cultura que possui lojas, restaurantes, periodicamente algumas exposições e tem como destaque uma unidade da Livraria Cultura, que por sua vez tem uma enorme área interna e sua arquitetura é bem diferente e interessante. E para quem busca lazer e diversão neste lado da avenida, principalmente noturna, a Rua Augusta é uma das melhores opções e ela é dividida em duas partes: a “Alta Augusta”, sentido ao bairro Jardins, e a “Baixa Augusta”, sentido ao bairro Centro. Uma mais sofisticada e a outra mais popular, respectivamente. Ela oferece opção para todos os gostos! Na Baixa Augusta, independente de seu horário, a rua é bem movimentada e tem diversos bares, restaurantes, lanchonetes, lojas e galerias de diversas categorias para diferentes estilos, o Espaço Itaú de Cinema (que além de cinema, maioria das vezes pago, também oferece projetos culturais) e o espaço Comedians, que ficou famoso principalmente por realizar apresentações de stand-up comedy de grandes nomes.

Avenida Paulista

Foto: Acervo Pessoal

 

Como se não fossem suficientes todas as opções listadas acima, durante todos os domingos das 9h às 17h a Av. Paulista é fechada para os carros, ficando aberta apenas para os pedestres, ciclistas, skatistas e afins. Assim, fora a prática desses esportes, a avenida também fica disposta para demais atividades de lazer como caminhada, passeio em família, e até mesmo ser pego de surpresa por alguma apresentação de música ou artística a cada esquina.  E ainda aos domingos, para os apaixonados e colecionadores de história e arte, tem a Feira de Antiguidades que fica localizada no vão do MASP das 10h às 17h. Por se tratar de objetos antigos, eles costumam ser um pouco caros, mas lá você vai encontrar de tudo, até mesmo do que nem imagina, e só a visita já faz valer a pena.

Avenida Paulista - Domingo

Foto: Acervo Pessoal

 

Poder frequentar tranquilamente a Avenida Paulista sem a presença de carros, depois de uma semana agitada que só nós paulistanos sabemos, é maravilhoso e chega a ser difícil acreditar que estamos mesmo na avenida mais movimentada de São Paulo!

 

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS)

O MIS é um museu contemporâneo que preza registrar e preservar a imagem e o som do passado e do presente através de fotografias, vídeos, filmes, músicas e cartazes por meio de exposições, oficinas, cursos, sessões de cinema, apresentações artísticas e musicais. Sua programação cultural é bem diversificada e pode agradar a todos.

O museu tem um acervo próprio e já recebeu exposições que foram bem conhecidas como o Castelo Rá-Tim-Bum, em 2014. A sensação de estar “dentro do castelo Rá-Tim-Bum” era incrível… Para começar, o Porteiro (um dos personagens) que fazia as boas vindas “ao castelo”. Eles conseguiram trazer para a realidade todos os ambientes e personagens do programa, como a cozinha, o quarto do Nino, a árvore da Celeste, o cenário de João de Barro e as Patativas, a biblioteca do Gato Pintado, o Mau e o Godofredo. Nos fizeram voltar ao tempo e nos mostrar todos os bastidores e documentários como por exemplo os roteiros, storyboardies, figurinos, gravações e manchetes.

Tudo era bem detalhado e retratava fielmente ao programa, realizando o que de melhor o museu busca oferecer. A entrada para as exposições é gratuita aos domingos.

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Foto: Acervo Pessoal

 

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Do lado da estação Barra Funda do metrô (Linha Vermelha), o Memorial da América Latina foi projetado por Oscar Niemeyer e tem como objetivo aproximar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais, além de difundir e apoiar expressões de identidade e manifestações latino-americanas de criatividade e saber através de sua vasta programação. Também obra de Niemeyer, encontra-se a escultura Mão, símbolo de referência do Memorial e criada para representar o suor, sangue e pobreza que marcaram a história da América Latina, segundo o artista.

Mão - Memorial da America Latina

Créditos da foto: Wikimapa no Flickr

 

Além da programação que é separada por categorias, o Memorial conta com um acervo pessoal, exposições permanentes, biblioteca e a realização de grandes eventos como o Festival de Cinema Latino-Americano que é recebido na casa desde 2006.

Uma das mais recentes e conhecidas exposições realizadas pelo Memorial da América Latina é “A Turma do Chaves”, que continua ativa por mais poucas semanas e retrata o cenário oficial da Vila do Chaves, principalmente o seu querido barril.

Sua programação tem entradas pagas e gratuitas, portanto é preciso entrar no site e conferir especificamente a atividade de seu interesse.

 

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB)

Um dos principais centros culturais do país, o CCBB é um espaço multidisciplinar conhecido por sua rica programação cultural e por já ter abrigado exposições de grandes e renomados artistas, como Picasso, Mondrian e Van Gogh.

O prédio e seu interior são bem elegantes, pois apesar da reforma que teve não deixou de seguir as características do início do século de quando foi construído, em 1923. Ele está localizado no centro da cidade próximo das estações Sé e Anhangabaú do metrô (Linha Azul e Vermelha).

O CCBB não abre nas terças e sua programação tem entradas pagas e gratuitas, portanto é preciso entrar no site e conferir especificamente a atividade de seu interesse.

Centro Cultural Banco do Brasil

Créditos da foto: Ministério da Cultura no Flickr

 

CENTRO CULTURAL DE SÃO PAULO (CCSP)

Do lado da estação Vergueiro do metrô (Linha Azul), o Centro Cultural de São Paulo também é conhecido como “Centro Cultural Vergueiro” e é um dos principais centros de lazer e cultura da cidade.

É uma ampla área com bibliotecas, mesas de estudos, bicicletário, restaurante e muito espaço livre para outras atividades. Além de todo espaço oferecido, o CCSP também conta com diversas programações infanto-juvenis, cursos, oficinas, dança, shows, artes visuais e exposições.

Centro Cultural de São Paulo

Créditos da foto: Virada Sustentável no Flickr

 

Ao mesmo tempo que em sua maior parte é um lugar coberto e fechado, ele é bem espaçoso, com paredes de vidro e é bem iluminado, o que acaba tornando um ambiente ótimo e agradável para encontros, reuniões e estudos.

Sua entrada e maioria das atividades são gratuitas, além de acessível para todos.

 

MUSEU DO FUTEBOL

Temático, detalhista, moderno e interativo. O Museu do Futebol é uma ótima opção para os apaixonados por futebol. O museu expõem desde relatos, fotos e vídeos até objetos pessoais de jogadores.

Além da riqueza histórica e visual presente nas várias salas que o compõem, o Museu do Futebol também oferece o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), que é uma biblioteca, midiateca e banco de dados para os interessados em aprender ainda mais sobre o universo do futebol e suas curiosidades.

Inaugurado há pouco mais de 5 anos, está localizado no Estádio do Pacaembu e tem sua entrada gratuita aos sábados.

Estádio do Pacaembu

Créditos da foto: Cesar Cardoso no Flickr

 

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (MERCADÃO)

Seu edifício com mais de oito décadas tornou-se hoje em dia um dos principais pontos turísticos da cidade. Referência em comércio e gastronomia, possui mais de 250 estandes de variados produtos além de bares e restaurantes em seu mezanino.  

Mercado de São Paulo

Créditos da foto: Artur Luiz no Flickr

 

O Mercadão é enorme e super tradicional. Lá dentro você se perde e não sabe nem por onde começar ou o que comprar primeiro. Mas adiantamos, apesar de não sermos os primeiros nem os últimos a falar, o Sanduíche de Mortadela vendido lá é sensacional. Aproveite e chame alguém para ir com você, assim vocês analisam o sanduíche para saber se aguentariam comer ele sozinho ou aproveitam para dividir. Ele é bem grande!

 

CATEDRAL DA SÉ E MARCO ZERO

Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Catedral da Sé, localizada ao lado da estação de metrô Sé (Linha Azul ou Linha Vermelha) no centro de São Paulo, é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo e atrai diversos visitantes diariamente devido a sua história, arquitetura, vitrais e até mesmo para acompanhar as missas que são realizadas diariamente. Se do lado de fora ela já é enorme e deslumbrante, em seu interior não é diferente, pois é rica em detalhes e história.

Catedral da Sé

Créditos da foto: Deni Williams no Flickr

 

A Catedral está localizada de frente para o Marco Zero da cidade, um prisma hexagonal de mármore no meio da Praça da Sé que exibe em uma placa de bronze um mapa com todas as estradas que partem de São Paulo para outros estados.

Marco Zero de SP

Créditos da foto: Deni Williams no Flickr

 

Dica: Essa região, bem no centro da cidade, é bem cheia sempre e apesar dos policiais locais, é bom estar sempre atento com seus pertences principalmente quando for querer tirar alguma foto por lá.

Foto: Acervo Pessoal

 

PARQUE ESTADUAL ALBERTO LÖFGREN (HORTO FLORESTAL)

Conhecido por Horto Florestal, o parque tem mais de 1.500.000 m² e fica localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo.

Além de ser um grande espaço para lazer e cultura, o parque também dispõem de áreas para piquenique, playground para as crianças, um lago com aves, pista de cooper e bicicleta, equipamentos para ginástica ao ar livre, quadras de esporte e trilhas. Tudo isso com pleno contato com a natureza e seus animais, de espécies exóticas como o macaco-prego e tucano. E também encontramos por lá pau-brasil e eucalipto, já não muito populares nas áreas verdes da cidade.

Horto Florestal

Créditos da foto: Solange Rennó e Felipe Flumignan no Flickr

 

Ainda dentro do parque há o Museu Florestal “Octávio Vecchi”, onde podemos ver por apenas R$3 um acervo em madeira rica em detalhes, xilogravuras, réplicas de sementes, folhas das árvores e muito mais. E para finalizar, bem ao lado do museu está localizado o marco de passagem do Trópico de Capricórnio, uma linha geográfica imaginária que indica a latitude abaixo da Linha do Equador. Super interessante!

 

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

O mais antigo e um dos mais importantes museus de artes visuais do Brasil, está localizado no Jardim da Luz, ao lado da Estação Luz (Linha Azul do metrô ou Linha Rubi da CPTM) no centro da cidade e perto de uma das principais estações e pontos turísticos da cidade.

Pinacoteca

Créditos da foto: Rodrigo Soldon no Flickr

 

A Pinacoteca realiza e recebe diversas exposições de curta a longa duração, além de exibir através das dez salas do museu o seu acervo com milhares de peças, como por exemplo pinturas, esculturas e porcelanas.

Sua programação está sempre cheia e o museu tem a sua entrada gratuita aos sábados.

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

Parque Ibirapuera

Região da Avenida Paulista

MIS

Memorial da América Latina

CCBB

CCSP

Museu do Futebol

Mercadão

Catedral da Sé

Marco Zero

Horto Florestal

Museu Florestal “Octavio Vecchi”

Pinacoteca do Estado de São Paulo



PLANEJE SUA VIAGEM
Encontre e reserve seu hotel ou hostel
Na Booking.com você encontra as melhores ofertas de acomodações, sem cobrança de taxas de reserva. E clicando aqui, você ganha uma recompensa de R$ 50 após sua viagem.


Prefere alugar ou compartilhar um apartamento?
Cadastre-se no Airbnb e ganhe R$ 130 de desconto na sua primeira reserva clicando aqui.


Não deixe de contratar seu Seguro Viagem
No Seguros Promo você compara cotações e benefícios de diversos Seguros Viagem e encontra o melhor preço. Use o nosso cupom EXPERIENCIAS5 para ganhar 5% de desconto em sua compra.


Compre suas passagens aéreas ou pacotes de viagem

No Submarino Viagens você encontra preços para todos os bolsos e opções para diversos destinos, nacionais e internacionais. Clique aqui e confira as ofertas.



Alugue carros no mundo inteiro
Na Rentcars.com você encontra as melhores locadoras do mundo em um só lugar, não paga IOF em suas reservas, pode parcelar em até 12x no cartão ou ganhar 5% de desconto, pagando via boleto.


Chegue conectado
Com a Viaje Conectado você garante seu chip internacional antes mesmo de embarcar e chega no seu destino já conectado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *