top of page
  • Foto do escritorRebeca Hochman

Tudo que você precisa saber sobre o programa de Au Pair nos Estados Unidos


Hamptons, Nova York. Intercâmbio em Nova York. Intercâmbio nos Estados Unidos.
Hamptons, Nova York

Depois de ter sido uma Au Pair nos Estados Unidos por 2 anos, vou te contar tudo sobre esse intercâmbio barato que tem se tornado cada vez mais desejado por muitas pessoas!


Eu fui Au Pair em dois estados diferentes e com duas famílias anfitriãs diferentes. Foi 1 ano em Charlottesville, no estado da Virginia, e 1 ano em Long Island, no estado de Nova York. Na primeira família, que era cristã, cuidei de duas meninas, em uma cidade totalmente rural da Virginia. Na segunda família, que era judia, cuidei de um menino, em uma cidade no subúrbio de Nova York. Ou seja, foram duas grandes experiências diferentes.


Então se esse ainda é o seu sonho, ou se você já está prestes a se tornar uma Au Pair, confira abaixo tudo o que eu tenho para compartilhar depois dessa minha vivência com o programa para que você se prepare ainda mais para essa aventura que é o Au Pair.


 

Vá direto para o assunto que gostaria de saber:

 

O que é o intercâmbio de Au Pair?


Au Pair é um programa de trabalho e estudo, em que jovens vão morar na casa de uma família anfitriã americana (aquela que vai te abrigar em sua casa) para cuidar dos seus filhos, aprimorar o idioma local (no caso, língua inglesa) e ainda viver outra cultura. Este intercâmbio tem o tempo mínimo de 1 ano e, depois de cumprir todos os requisitos obrigatórios de estudo, você ainda pode estender o seu intercâmbio por mais 6, 9 ou 12 meses -- com a mesma família anfitriã ou com outra.


Vale ressaltar que apesar de você morar em seu local de trabalho, assim como qualquer outro trabalho, há regras e limites estabelecidos pelo governo americano relacionado à sua jornada de trabalho e também aos estudos.


Recepção da primeira host family / Hiking no estado da Virgínia

Você receberá um salário semanal de $195.75 (completamente seu, uma vez que você já não terá custos com acomodação e nem refeição) e o seu limite de trabalho será de 45 horas semanais (distribuídas conforme a necessidade da família), porém não mais do que 10 horas por dia. Vale lembrar que este valor e as horas são padronizadas para todo o intercâmbio, independente de quantas crianças você cuide.


"E minha folga?" Você é obrigado(a) a ter pelo menos 1 dia e meio de folga por semana e 1 final de semana inteiro livre por mês. Além disso, você também deverá ter 2 semanas remuneradas de férias por cada ano completo de intercâmbio e, no final dele, você ainda terá direito a mais 1 mês de permanência no país apenas para viajar, o tal de "travel month".

License's Plate. Au Pair for you. Placa de carro. Intercâmbio. Nova York. Dirigir em Nova York. Dirigir nos Estados Unidos. Au pair.
Placa de carro personalizada escrita "Au Pair 4 you" - Au Pair para você

No Au Pair, a família anfitriã também será responsável por pagar uma bolsa auxílio de até $500 para os seus estudos. Mas, não se iluda. Como na maioria das experiências de Au Pair de quem eu conheci, este valor realmente é o mínimo e com ele você poderá fazer pequenos e simples cursos que costumam ser suficientes para cumprir os créditos de estudo exigidos pelo programa. Aí dependerá de você investir mais tempo e dinheiro para realizar algum outro tipo de curso que deseja, no seu tempo livre, é claro.



Quais são as obrigações como um(a) Au Pair?


As suas obrigações como um(a) Au Pair são todas que envolvam as crianças.


Cozinhar, dirigir para suas atividades, ajudar no banho, ajudar em deveres da escola, brincar (e muitoooo), arrumar e organizar suas coisas, lavar, dobrar e guardar as roupas, lavar a louça (a dishwasher, lava-louças, será sua queridinha!), fazer a cama e fazer parte direta na educação, desenvolvimento, segurança e bem-estar das crianças na ausência dos pais.


Algumas vezes você também irá ajudar ou ser responsável por algumas atividades simples e gerais da casa, como lavar a louça ou encher e esvaziar a lava-louças, limpar áreas comuns em que a criança esteve etc. Então o ideal é alinhar desde o começo todos esses detalhes com a família que você deseja fechar o match.


Ônibus escolar (o famoso school bus) / Minha host kid na biblioteca / Macarrão colorido que eu inventei para as minhas duas host kids (rainbow pasta) / O quarto das minhas host kids com a almofada que dei de presente / Embalagem de lanche para a escola que eu personalizava todas as manhãs (lunch box)

Cada família, como em qualquer outro lugar do mundo, terá valores, princípios e educação diferentes. Então esteja aberta(o) a talvez não concordar com alguma postura e encarar tal comportamento e atitude como "mimado" ou até mesmo se surpreender com a independência da criança.


Às vezes também acontece da família te dar uma grande liberdade com as crianças para sair e levá-las a parques, piscinas, restaurantes, elaborar encontros com outras crianças (os playdates) e planejar diferentes atividades. Mas, às vezes, os host parents já se encarregarão da tarefa e deixará toda a programação semanal definida e você irá apenas seguir a combinado.


Colhendo pêssegos na Virgínia (picking peaches) / No aquário com meu host kid de Nova York

Quais são os requisitos para ser Au Pair?


Diner. Nova York. Cookie. Cookie gigante. Intercâmbio. Au pair. Au pair nos Estados Unidos. Au pair em Nova York. Host kid.

Requisitos básicos exigidos pelas agências de intercâmbio:


- Ter entre 18 à 26 anos;

- Ensino médio completo;

- Ter em média 300 horas (depende da agência) de experiência com criança comprovada sem ser da família;

- Ter carteira de habilitação válida;

- Não ter antecedentes criminais;

- Ter no mínimo inglês nível intermediário (não parece, mas é muito importante ir com o melhor inglês que puder);

- Ser solteira e sem filhos.


O que eu, particularmente, acrescento como fundamental e dica:


- GOSTAR DE CRIANÇA DE VERDADE!!!;

- Ter paciência e resiliência;

- Estar ciente de que você está indo para TRABALHAR em primeiro lugar. O seu trabalho sempre será a prioridade no seu intercâmbio e não as suas viagens e diversão. Muito provável sim que você vá perder um final de semana ou uma super festa em uma sexta ou sábado a noite, por exemplo;

- Lembrar sempre que os pais, seus host parents, são os seus CHEFES em primeiro lugar, e não seus amigos ou até mesmo "seus pais". Muito dificilmente você irá ser tratada de fato como um "membro da família" ou a "irmã mais velha".

- Vá com a mente aberta e preparada(o) para viver grandes emoções (positivas e negativas, nem tudo será perfeito sempre).



Como me inscrever para ser Au Pair?


Para ser Au Pair nos Estados Unidos, você precisará de uma agência para ser a sua responsável no programa e fazer a sua conexão com as famílias anfitriãs, as host families.


Há diferentes agências para você se inscrever, entre elas as mais populares: Cultural Care, STB, CI Intercâmbio, Experimento, IE Intercâmbio, WorldStudy etc. Eu fui pela Cultural Care em 2017 e minha experiência com eles foi boa.


Walk of Fame em Los Angeles / Fazendo S'mores / HOPE Sign em NYC

Como é o processo para se tornar Au Pair?


Quando você for na agência para se inscrever no programa, uma das primeiras coisas que você vai precisar fazer é uma entrevista em inglês. Sendo aprovada(a), você entregará todos os outros documentos e comprovantes solicitados pela agência, pagar as taxas e então preencher o seu formulário, o application que será disponibilizado para as famílias anfitriãs americanas contendo os seus dados, descrições, preferências, fotos e até mesmo um vídeo seu de apresentação.


Diferentes cartinhas (aniversário e despedida) que eu ganhei das host kids das duas host families

Conforme as famílias olharem seu perfil e quiserem te conhecer mais, elas entrarão em contato direto com você e vão querer agendar uma entrevista via skype ou qualquer outra vídeo chamada. Está vendo porque desde já o inglês é importante?! As famílias também terão que fazer um application com todas as informações da família interessada, com informações e fotos das crianças que você vai cuidar, os horários de trabalho (schedule), suas obrigações como Au Pair deles, as regras da casa e da família, descrição do seu quarto, da cidade que vai morar etc etc etc.


A casa que eu morei na primeira host family na Virgínia / Meu quarto na primeira host family / Centro de Charlottesville (Downtown Mall) na Virgínia / Long Island em Nova York

Quando você e alguma família anfitriã tiver o tal de "feeling", aquela certeza de que ambos os lados serão bons uns para os outros, considerando a afinidade e conexão que vocês tiveram, as expectativas alinhadas de cada um dos lados, o schedule e as preferências de acordo, então vocês fecharão o match, a oficialização do vínculo Host Family & Au Pair. Ai então é só começar suas despedidas, esperar a solicitação do seu visto (aguardando e seguindo todas as instruções da agência) e o tão esperado dia do seu embarque!


Importante I:

Encontro com a LCC e au pairs. Intercâmbio de au pair. Coordenadora local.
Um dos encontros mensais realizado pela sua coordenadora local com as Au Pairs da região

Caso você venha a ter qualquer tipo de problema com a sua família anfitriã, você sempre terá uma coordenadora local do programa (LCC) próxima de você para te ajudar com o que for preciso, além de acompanhar todo o seu ano de intercâmbio com encontros mensais. E, se por algum motivo de compatibilidade ou outro tipo de problema, houver a necessidade de trocar de família anfitriã, você pode. Porém, você entrará no temido rematch, que é o período de 2 semanas que você tem para encontrar uma nova família anfitriã dentro do país. Mas, não se preocupe. Eu nunca conheci uma pessoa que não tenha conseguido encontrar outra família a tempo! Para este momento também existem indicações e ajuda vindas da própria LCC, de grupos de Facebook e WhatsApp. O maior problema será você continuar infeliz e tendo problemas com sua atual host family.


Na minha época, e até antes da pandemia começar, a maioria das agências realizavam uma semana de treinamento em Nova York antes de cada Au Pair ser direcionada para suas respectivas cidades do país. Hoje em dia, até onde eu sei, esse treinamento tem sido online e o seu vôo será direto para a cidade da sua host family.


Importante II:

Teoricamente você não pode e não deve escolher uma família anfitriã considerando a cidade dos seus sonhos. A agência pode te penalizar se perceber isso. O ideal é você escolher uma família com a qual você realmente se identifique.


E eu posso usar o meu caso mesmo como exemplo... o meu sonho sempre foi morar na Califórnia, mas foi literalmente amor à primeira vista em todos os sentidos possíveis (inclusive com todos os quase dez pets que eu amooo rsrs) quando eu fechei com a minha primeira família que é do estado da Virginia. E mesmo sem nem fazer ideia de onde ficava aquela cidade e ter acabado de descobrir mais um estado americano, eu fui e eu AMEI. Tive um ano sensacional, tanto com a família quanto com a cidade e arredores.


Placa Welcome to Virginia / Deck da casa que morei na Virgínia após neve / Host kids brincando no pelo jardim com os animais de estimação (cachorros, gatos e cabras!) / UVA - Universidade da Virgínia em Charlottesville

Quanto custa o programa de Au Pair?


Host kid. Walking dog. Au pair. Programa de intercâmbio cultural

Terão algumas taxas para as agências e cada uma tem os seus valores, mas eu arrisco dizer que dificilmente o valor total para qualquer agência passará de R$5.000,00, além da sua passagem aérea de ida e volta Brasil x EUA já está inclusa no valor! Provavelmente precise pagar apenas pela sua passagem nacional, caso precise, para realizar o embarque de São Paulo ou Rio de Janeiro.


Mas é importante lembrar que custos como o seu passaporte, o visto e habilitação são por conta do(a) Au Pair, e não da agência. Então esteja preparada(o) financeiramente.



Vale a pena ser Au Pair nos Estados Unidos?


Meu primeiro dia de neve na Casa Branca, em Washington DC / Outono no Central Park em NYC / Rooftop em NYC / Hollywood Sign em Los Angeles

Como qualquer outro intercâmbio, há os seus prós e contras no programa de Au Pair.


Na minha opinião, com certeza vale a pena fazer esse intercâmbio. É uma oportunidade única em vários sentidos. São desafios diários, muitas conquistas, diversão e desenvolvimento pessoal.


Segue abaixo a lista na minha opinião. ;)


Vantagens de ser Au Pair:

Host kid. Au Pair. Programa de intercâmbio Au Pair. Troca cultural. Relacionamento com host family.

- Programa de intercâmbio e trabalho com o melhor custo-benefício;

- Intercâmbio de até 2 anos nos Estados Unidos;

- Vivencia internacional com uma nova cultura morando com uma família estrangeira;

- Fazer amizades estrangeiras e possivelmente criar um excelente vínculo com sua host family;

- Aprimorar o idioma inglês;

- Receber quase $800/mês para uso próprio, sem despesas básicas;

- Administrando bem o seu salário, você conseguirá comprar com muito mais facilidade algumas roupinhas, eletrônicos, comer alguma coisa diferente e investir em viagens;



- Programa regulamentado pelo governo americano;

- Visto J-1 específico para esse tipo de intercâmbio muito mais fácil e menos burocrático;

- Ter oportunidades e facilidades para viajar pelo país e explorar sua região local;

- Crescimento pessoal, com certeza você irá mudar e amadurecer neste período;

Bandeira americana. Despedida. Au Pair. Host family. Programa de intercâmbio.
Mensagem de despedida das 2 host families na minha bandeira americana <3

- Agregar valor ao seu currículo pela coragem, resiliência e troca cultural vivida;

- Escolhendo com sabedoria, a bolsa auxílio de até $500 que você recebe para estudar algo também pode ajudar a dar mais uma valorizada profissional no seu currículo;

- Apenas durante o seu primeiro ano como Au Pair o seu visto ainda estará válido, então você poderá viajar tranquilamente para qualquer outro país como visitar sua família no Brasil, viajar para o México, Canadá ou até mesmo Europa!



Desvantagens de ser Au Pair:

Host family. Host kid. Au Pair. Programa de intercâmbio. Intercâmbio cultural.

- É preciso passar por todo processo seletivo, incluindo a entrevista em inglês na agência;

- Trabalhar exclusivamente sendo um(a) babá, ou seja, será 1 ou 2 anos sem agregar mais experiência à sua carreira profissional ou estudos -- a não ser que você consiga dedicar e investir de verdade nos estudos;

- Homesick (saudades de casa e da família);

- Possível dificuldade de adaptação no estilo de vida e alimentação;

- Diferenças culturais. É preciso ter muito jogo de cintura e paciência para se adaptar;

- Cuidar de crianças não é algo tão fácil e exige extrema responsabilidade. Outra dica que eu já dou: nunca, em hipótese alguma, tire os olhos das crianças, principalmente quando você estiver na rua ou em algum parque;

- Morar com os seus chefes e no seu ambiente de trabalho. Sua liberdade poderá ser um pouco limitada, as vezes as crianças (ou até mesmo os host parents), podem "esquecer" que você está no seu horário livre e você pode acordar muitos finais de semana com o barulho das crianças;

- Se você desistir do programa antes de concluir o seu intercâmbio, você terá que pagar pela sua passagem da volta.

- A não ser que você tenha voltado para o Brasil no primeiro ano de intercâmbio e renovado o seu visto, você não terá mais tanta liberdade para viajar para outros países no segundo ano. Então é bom se planejar bem desde o começo. Você só poderá ir para o México e Canadá, mas com muita atenção, levando todos os documentos que comprovem o seu status legal como Au Pair no país. Lembre de informar sua agência/LCC caso planeje alguma viagem ao exterior com antecedência.



Dicionário de Au Pair -- Palavras e expressões mais usadas quando você é Au Pair nos Estados Unidos


Host family: família anfitriã;

Host Mom (Host Mother): mãe anfitriã;

Host Dad (Host Father): pai anfitrião;

Host Parents: pais anfitriões;

Host Kid(s): crianças anfitriãs;

Schedule: agenda, cronograma, horário de trabalho;

Curfew: horário limite para estar em casa;

LCC (Local Childcare Consultant): coordenadora local que dá suporte à Au Pair e Host Family;

Application: formulário online que você preenche quando está iniciando o seu processo de Au Pair;

Match: quando você fecha o acordo do seu vínculo com a família anfitriã ;

Playdate: encontros para as crianças se divertirem juntas;

Buddy: companheiro, parceiro (geralmente relacionado à(s) sua(s) host kid(s);

Homesick: quando a/o Au Pair sente muito a falta de casa e sua família;

Travel Month: mês extra que você ganha para viajar ao final do seu intercâmbio concluído com sucesso;

Duty / Duties: os seus deveres / obrigações;

Laundry: lavanderia / lavar, dobrar e guardar a roupa;

West Coast: costa oeste dos Estados Unidos, onde está a California e Seattle;

East Coast: costa leste dos Estados Unidos, onde está Nova York e Flórida;

Fofo ou Fofa: apelido carinhoso (ou irônico) que Au Pairs brasileiras(os) dão aos seus chefes, os host parents, e não precisar falar o nome deles entre outras(os) au pairs;

Alice: apelido que Au Pairs dão às "Au Pairs iludidas" que acreditam que vivem em um conto de fadas e família perfeita.0

IQ (Infant Qualified): pessoas capacitadas para cuidar de crianças menores de 2 anos;

Special needs: criança com necessidades especiais

DMV (Division of Motor Vehicles): o "detran" deles, onde você vai precisar ir para tirar carteira de motorista americana;

DMV area: abreviação para D.C., Maryland e Virgínia - região que une os três lugares muito próximos um dos outros;

Driver's License ou DL: carteira de motorista;

ASAP (As soon as possible): o quanto antes;

M-F (Monday to Friday): de segunda à sexta;

Stipend: o valor (salário) que você recebe semanalmente;

Carpool: dar carona de carro para outras pessoas ou crianças;

FYI (For Your Information): para a sua informação;

Nap: cochilo (take a nap - tirar um cochilo);

Potty Trained: criança que já faz as necessidades no banheiro;

Snack: lanchinhos (sejam eles industrializados ou frutas, por exemplo);

Toddler: crianças de 1 à 3 anos;

Preschool: crianças de 3 à 5 anos;

Field trip: passeios, excursões que as crianças geralmente fazem na escola.

BÔNUS:

Você pode entender melhor e pegar mais dicas através do grupo do Facebook chamado "Au Pair Grupão Brasil", que tem mais de 60 mil membros! Você vai conseguir bastante ajuda e aprender muito com as trocas de informações que rolam por lá... você vai encontrar de tudo: atuais au pairs, ex au pairs, futuras au pairs e quem ainda só sonha em ser au pair.

 

Espero que você tenha gostado de conhecer mais sobre o intercâmbio de Au Pair! Tentei trazer o máximo de informações e dicas para que você possa ir mais preparada(o) e aproveitar ao máximo a sua experiência como Au Pair. ❤️


Se tiver qualquer dúvida, crítica ou sugestão, é só deixar nos comentários abaixo. ;)


 

Como eu gosto de compartilhar bastante, confira abaixo mais alguns momentos que fizeram parte dos meus dois anos no programa de Au Pair nos Estados Unidos!




bottom of page