top of page
  • Foto do escritorSarah Oliveira

Dicas para sua viagem à Alemanha

Viajar para um país diferente significa ter de lidar com uma outra cultura, outro idioma e outro modo de viver a vida. Isso tudo enriquece as viagens e nos fazem aprender mais.

E é claro que, com toda essas diferenças, acabamos passando por alguns perrengues que na maioria das vezes passam despercebidos de tão boa que foi a viagem. Mas se for possível, por que não evitá-los, não é mesmo?

Aqui vão algumas dicas para evitar perrengues e viajar melhor na Alemanha:

Baixe o app de transporte público

Me perdi várias vezes, peguei a linha errada ou o trem na plataforma errada indo para a direção inversa, até descobrir o app da empresa de transporte público local. Depois disso, nunca mais tive problemas para chegar ao meu destino, além de saber a hora em que o trem sai. Muito útil já que muitas vezes temos que trocar de linha e saber em qual plataforma pegar. Cada região tem seu app próprio, basta pesquisar na loja de apps pelo nome da empresa de transporte local.

Se perdeu? Siga a placa “Einbahnstraße”


Se por um acaso você se perder, procure pela placa “Einbahnstraße”, palavra formada por 3 palavras em alemão, que significaria em português algo como “uma rua de estação”. Seguindo essa placa, que pode ser encontrada em todos os lugares, você encontrará uma estação e então conseguirá se localizar.

Cheque a previsão do tempo antes de sair

O clima na Alemanha é bipolar, não dá para confiar na sua intuição ao ver o tempo de manhã antes de sair de casa. Pode estar calor e de repente cair uma chuva forte e com vento frio. Portanto, a dia é checar a previsão do tempo sempre antes de sair de casa, e se possível levar um guarda chuva na bolsa também, vai que…

Leve sempre dinheiro em espécie

Não são todos os lugares que aceitam cartão de crédito na Alemanha. Arrisco dizer que a maioria não aceita. Portanto, leve sempre dinheiro em espécie consigo e sempre tenha algum trocado para caso você precise usar transporte público ou pagar pelo estacionamento. Nas máquinas automáticas de compra de bilhete de trem, geralmente o máximo que aceitam são notas de 10 euros, não aceitam crédito e às vezes nem a função débito funciona.

Na foto: tela da máquina onde compramos o bilhete, mostrando que não aceitam notas acima de 10 euros e cartões.

E não se esqueça de validar seu bilhete…

Você compra um bilhete para pegar o trem e está tudo certo? Nem sempre. Algumas (raras) máquinas validam o bilhete automaticamente após a compra, outras imprimem o bilhete com um espaço em branco, em que você usa para validar. Então caso seu bilhete venha com esse espaço em branco, procure a máquina para validar, ela vai estar por perto. Caso algum fiscal peça para ver seu bilhete e ele não esteja validado, não importa que você já tenha pago, se não estiver validado vai ter de pagar uma multa de 60 euros.


Na foto: bilhete validado e a máquina para validar ao fundo.

Leve uma sacola

Na Alemanha, na grande maioria dos lugares as sacolas são pagas, até mesmo em lojas de roupas. O preço de uma sacola não é alto, mas a questão é que pode acontecer de não haver sacolas disponíveis para venda, já que as pessoas têm o costume de levar a sua própria. Depois de sair de uma farmácia cheia de produtos na mão, aprendi a levar sempre uma sacola dentro da minha bolsa, afinal nunca se sabe quando vou precisar comprar algo no supermercado ou farmácia.

Não atravesse a faixa de pedestres com o sinal vermelho

Alemanha, país organizado e com muitas regras. Verdade. E até para o pedestre possuem regras que precisam ser cumpridas, como aguardar o sinal verde para atravessar. Caso algum policial te flagre, você terá de pagar uma multa de 10 euros. Ainda que não tenha nenhum policial por perto, a regra deve ser respeitada por causa das crianças – você não pode dar mal exemplo a elas.


Na foto: placa dizendo “Por favor, atravesse no verde por causa das crianças”.



* * * * *


E você, já visitou o país e tem outras dicas para compartilhar? Escreva nos comentários! :)

bottom of page