top of page
  • Foto do escritorRebeca Hochman

Oeschinensee: um dos lagos mais lindos da Suíça e Patrimônio Mundial da UNESCO

Quando você pensa em Suíça, quais as primeiras coisas que vem à sua mente?


Muito frio e neve? Chalé nos Alpes? Fondue? Chocolate? Canivetes e relógios suíços? Paisagens verdinhas? Lagos?


É um fato que tudo que listei acima são coisas bem características do país, e uma vez que você vivenciar qualquer uma delas, será uma experiência única e inesquecível. Mas, desde quando eu Me mudei para a Suíça, um desses itens tem chamado cada vez mais a minha atenção: os LAGOS!


Acredito que muito facilmente você já olhou para as fotos do mar das Maldivas ou do Caribe e pensou que as cores foram alteradas no Photoshop... eu mesma já pensei isso. Até conhecer pessoalmente o mar do Caribe no México. E aqui com os lagos suíços não são diferentes... eles tem uma coloração surpreendentemente linda nas fotos e também pessoalmente, pode acreditar! Eu até já cheguei a pensar "não é possível, eles devem ter colocado alguma coisa química nessa água!" kkkkkk mas não, eles nunca fariam isso... eles são extremamente protetores e cuidadosos com a natureza (vou deixar o assunto para um outro post!).

 

Atalho para os tópicos:

 

• OESCHINENSEE

Agora depois de toda essa introdução, vou apresentar o Lago Oeschinensee!



Ele faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, é um dos maiores lagos alpinos da Suíça e é um excelente exemplo de beleza natural inexplicável. Aliás, toda a região de Oeshinensee é FANTÁSTICA. Até o presente momento, está no top 5 lugares mais lindos que eu já conheci na vida. Em Oeshinensee, além do lago, há lindas trilhas para serem feitas, aluguel de barco para explorar o lago e até mesmo um tobogã alpino.


O lago fica a 1.578 metros de altitude, do alto de uma montanha na região de Kandersteg e de fácil acesso -- é um passeio para toda a família! Para chegar até lá em cima você pode fazer uma boa caminhada ou subir de teleférico partindo da cidade de Kandersteg (a qual você pode chegar de carro ou transporte público, no caso trem).



Confira abaixo as tarifas do teleférico (em CHF) por pessoa para Oeschinensee:


Como nos atrasamos um pouco no dia, decidimos fazer o trajeto completo de teleférico para ganhar tempo e aproveitar mais lá em cima, e com essa linda paisagem começamos o nosso passeio:



• RODELBAHN

Chegando na estação do teleférico, a primeira atração que tem é o Rodelbahn, um tobogã

alpino também conhecido como "montanha-russa dos alpes". Sabe aqueles vídeos super

instagramáveis que viralizam?


Então, esse é um dos tobogãs espalhados pelo país! Super divertido inclusive. E sabe a melhor parte? Se você optar por fazer só uma descida, a experiência sai bem baratinha! 🤑 Super recomendo! Inclusive, também recomendo fazer essa atração assim que chegar na estação para não ter o perigo de perder o horário no fim do dia (ele encerra as atividades mais cedo do que o teleférico).


Outra dica que eu dou é tentar fazer a descida quando não tiver muitas pessoas, assim a experiência vai trazer ainda mais adrenalina, pois você não vai precisar ficar freando toda hora (como no meu vídeo abaixo) e vai conseguir pegar ainda mais velocidade!



Confira abaixo o meu vídeo no tobogã alpino (ignore o áudio por favor kkkkkk):


Confira abaixo as tarifas do Rodelbahn (em CHF) por pessoa:



• COMO CHEGAR ATÉ O LAGO OESCHINENSEE

Shuttle na trilha para o Lago Oeschinensee

Há duas opções para chegar de fato até o lago: caminhar por uma trilha bem tranquila (tinha até carrinho de bebê) de aproximadamente 30 - 45 minutos ou pegar um shuttle (custo de CHF 8 por pessoa/trajeto, confira mais detalhes no site).


Se possível, eu recomendo muito fazer a trilha. O trajeto da caminhada ou shuttle será o mesmo, mas caminhando você poderá desfrutar ainda melhor da deslumbrante paisagem e montanhas que farão parte desse caminho.


Sério... que paisagem PERFEITA! Só nessa trilha eu devo ter tirado facilmente umas 100 fotos com vídeos... rsrsrs. A cada curva e novo ângulo das montanhas eu me apaixonava mais e mais.



Confira abaixo um vídeo da vista completa da trilha (o meu gritinho é porque iam passar na frente da filmagem kkkkk):



• LAGO OESCHINENSEE

Ao primeiro encontro com o lago você já vai se surpreender com a sua incrível cor azul turquesa. É uma beleza única, indescritível. Parece que só conhecendo pessoalmente mesmo para acreditar que a cor dele é real e 100% natural.



Assim que você chegar próximo do lago vai ter alguns restaurantes e na beira do lago áreas livres para descansar, nadar, fazer um churrasquinho e até mesmo alugar um pequeno barco a remo. Pagamos CHF 29 por 1 hora de aluguel do barco para fazermos nosso picnic no meio daquele cristalino lago azul turquesa. OBS: O brilho do sol deixava a sua cor ainda mais linda e viva!


Pelo lago estar localizado em uma altitude alta e no meio de montanhas, eu nem preciso dizer que a água dele era SUPER gelada né?! Até mesmo porque durante o inverno o lago congela e vira uma área para patinação no gelo... estávamos em julho (verão suíço), a água ainda estava extremamente gelada e ainda tinha neve no topo da montanha. Não preciso continuar, né? kkkkkkk


Depois de devolver o barco, fizemos mais uma pequena trilha para chegar do outro lado do lago. Lá foi onde nos instalamos e sim, entramos na água. Foi uma das águas mais difíceis de entrar rsrs mas depois que eu estava lá era como se eu tivesse renovado todas as minhas energias.



Água PERFEITA! Linda, completamente cristalina e com aquele tom de cor surreal (naquele lado estava mais azul esverdeado). Ela parece ser de outro mundo. De dentro da água eu até fiz um vídeo para o canal do Youtube que você pode conferir aqui. Teve um momento que os meus dedos até começaram a entrar em colapso e eu cheguei a sentir alguns choques kkkkk to rindo mas é real.



Passamos um tempo lá e depois começamos o trajeto da volta para pegar o teleférico a tempo.


Voltei para casa impressionada com a beleza do local. A região de Oeschinensee nos faz lembrar de como a natureza é perfeita e como somos pequenos perante ela (é só você olhar para as montanhas gigantes que cercavam a trilha haha).


Outra coisa que eu não mencionei acima: o lugar é tão especial que lá do lago muito possivelmente você vai estar dividindo alguma parte com umas vaquinhas locais. Muito fofo! Quer mais contato com a natureza do que isso?!



É um passeio que eu SUPER recomendo por todos os motivos!!!


Vá e eu tenho certeza que você não vai se arrepender. 💙


OBS: NENHUMA foto deste post teve filtro ou qualquer tipo de edição... fotos puras tiradas de um iPhone 11.




bottom of page