top of page
  • Foto do escritorRebeca Hochman

18 dicas do que fazer e comer em Montreal


Desde 2005 o meu grande sonho era conhecer Montreal, cidade na província de Québec, no Canadá. Em maio de 2019 eu finalmente consegui conhecer essa cidade incrível que só excedeu as minhas expectativas. É uma das cidades mais queridas e charmosas que eu já estive.


As pessoas sempre muito simpáticas e solícitas, e uma curiosidade de Quebec, é que, de fato, a sua língua predominante é o francês e não o inglês. As pessoas te abordam nas ruas e te atendem em francês em praticamente qualquer lugar. Também vale reforçar que a moeda no país é o dólar canadense, e não o dólar americano. A boa notícia é que com a conversão, o dólar canadense sai um pouquinho mais barato para nós. :)


A cidade é composta por diferentes estilos arquitetônicos, sendo essas influenciadas pelas antigas colonizações francesas e britânicas mas também com bastante presença de arquiteturas modernas. Ainda sobre o estilo da cidade, o que também me fez encantar ainda mais por Montreal foi sua mistura de cidade urbana conectada com a natureza, devido a presença do Rio São Lourenço e o incrível Parque do Mont-Royal bem presentes na cidade.


A maioria do que vou listar abaixo foi o que eu consegui fazer em 2 dias completos na cidade. Foi bastante intenso sim, mas claro, cada um segue um ritmo diferente de viagem e espero que minhas dicas te ajudem a elaborar o roteiro perfeito para sua viagem à Montreal! ⚜️


 

Confira as 18 dicas abaixo:

 

1. Canal de Lachine


É um canal hidroviário que foi inaugurado em 1825 e é a principal entrada do Oceano Atlântico no continente norte-americano. Mas, hoje, o canal com mais de 14km se tornou uma grande referência turística e conta com uma longa ciclovia e está repleto de parques, ciclovias, artes pública, marcos históricos e bairros residenciais movimentados. Este também foi eleito o terceiro circuito urbano de ciclovia mais bonito do mundo segundo a revista Time, 2009.




2. Old Port of Montreal (Antigo Porto de Montreal)


Old Port of Montreal (ou em francês, Vieux Port de Montréal), é literalmente a região onde se encontrava o antigo porto da cidade. Hoje, sua ampla área se tornou um excelente local de lazer com uma atmosfera super agradável.



Sua região conta com atrações de entretenimento como tirolesa, a grande e famosa roda-gigante com 60 metros de altura, passeio de bicicleta, patinação no gelo, diversas barraquinhas de comida e lojinhas, food trucks, uma agradável caminhada até o Clock Tower beirando o Rio São Lourenço e muito mais. Além de diferentes tipos de eventos que acontecem lá e eles variam de acordo com a época do ano.


Quando estiver por lá, não deixe de aproveitar aquela vibe gostosa para comer poutine de algum dos food trucks, o prato típico da província de Quebec que você encontra em qualquer lugar. Esse famoso prato nada mais é do que batata frita com queijo e molho de carne (o tal de gravy). Eu achei uma delícia! ❤️


Poutine - prato típico de Quebec

3. Parc Jean-Drapeau


O Parc Jean-Drapeau está localizado na Ilha de Montreal, que fica ao lado da cidade no Rio São Lourenço (St. Lawrence River). Este parque abriga diversas outras atividades de entretenimento como um parque de diversões, cassino e a Biosfera de Montreal, outro ponto bastante turístico! Infelizmente não tive tempo para conhecer a ilha, mas confesso que fiquei com muita vontade.


Biosfera de Montreal

4. Basílica de Notre-Dame


Entre todas (e muitas!) igrejas que existem na cidade de Montreal, a Basílica de Notre-Dame, é uma das principais e é um dos templos religiosos mais importantes da cidade e do país. Você não precisa ser religioso para incluí-la em seu roteiro, uma vez que sua arquitetura já é linda, vale a visita e não está afastada de outros locais turísticos. Para os religiosos, vale saber que ela é dedicada à Virgem Maria.


Praticamente no mesmo minuto que eu cheguei os sino tocou e meu coração vibrou junto. Foi bastante emocionante chegar lá exatamente nesse momento, até porque você pode imaginar o som que este fez por ser um dos maiores sinos da América do Norte e era o meu primeiro grande ponto turístico em Montreal! Como eu não sou religiosa e dentro das minhas prioridades também não fazia muita questão de visitar o interior da basílica, eu não paguei para visitar o seu interior. É preciso comprar um ingresso, e recomendo entrar no site para conferir a disponibilidade. Mas falam que por dentro ela é tão linda e impressionante quanto sua arquitetura exterior.



Endereço: 110 Notre-Dame St W, Montreal, Quebec H2Y 1T1, Canadá



5. Gay Village


Imagina só uma rua bem fofa, alegre, completamente decorada de bolinhas rosas e depois coloridas nas cores do arco-íris?


Muito sem querer eu acabei nessa rua: na Gay Village! Eu estava literalmente só de passagem e em busca da estação de metrô mais próxima quando acabei passando por aí então não tive muito o que explorar. Mas eu vi que a Gay Village também é conhecida por ter noites bem animadas e que vale a pena ser mais explorada.



Endereço: Rue Sainte-Catherine, Ville-Marie, Montreal, QC, Canada



6. Parque Olímpico de Montreal


O Parque Olímpico de Montréal inclui o Estádio Olímpico e a Torre de Montreal.



Dentro das minhas condições e preferências, eu escolhi subir na Torre de Montreal (The Montreal Tower/Tour de Montréal, ingresso CAD 24.25). A Torre de Montreal está no Guinness World por ser a estrutura inclinada mais alta do mundo com 165 metros e curvatura de 45 graus.


Arraste para o lado e veja outras fotos

Como eu gosto muito de altura, skylines e de tudo que é extraordinário, eu adorei a experiência. Até mesmo porque do observatório da torre você pode ver toda a área do centro olímpico, a cidade de Montreal ao fundo e também a Ilha de Montreal. Além de muitas placas informativas por todo o passeio e observatório da torre.



Endereço: conferir no site suas respectivas entradas e melhor trajeto.

Horários para o observatório da Torre de Montreal: conferir no site, pois muda conforme a época do ano.

Horários para o tour guiado ao Estádio Olímpico: conferir no site, pois muda conforme a época do ano.



7. Espace pour la Vie Montréal (Space for Life)


O Espace pour la Vie Montréal (Space for Life) está localizado no mesmo grande complexo junto com o Parque Olímpico de Montreal, e este conta com outras grandes atrações da cidade como o Jardim Botânico, Planetário, Biodôme e o Insetário.


De todas essas opções, eu optei pelo Planetário (Rio Tinto Alcan Planetarium, ingresso CAD 21.50) porque eu amo tudooo relacionado ao espaço e eu tinha certeza que essa seria uma excelente experiência, e de fato foi incrível. Ótima exposição com várias exibições inclusas! Escolhi assistir sobre Aurorae (Aurora Boreal, o meu sonho!) e o Passport to The Universe (Passaporte para o Universo). A qualidade era perfeita e eu só não assisti sobre outros temas porque eu realmente não tinha mais tempo e o planetário iria fechar.


Para quem gosta do assunto, eu recomendo bastante essa experiência!



Endereço: conferir no site suas respectivas entradas e melhor trajeto.

Horários para todas as atrações: conferir no site seus respectivos horários e exibições.



8. Place des Arts


O Place des Arts (Quartier des Spectacles) é o maior complexo cultural da cidade de Montreal. Como eu não tive nada em específico para conhecer, caminhei pelo máximo de ruas e lugares que eu pude. Sempre seguindo o GPS para saber a melhor rota e os principais pontos da região. Como já estava escurecendo, todas as instalações e prédios estavam iluminados, o que fez com que tudo ficasse ainda mais lindo.


Principalmente para os que gostam de arte, vale a pena explorar bastante essa região e aos arredores. E, quem sabe, ter a sorte de aproveitar algum show ou festival que acontece com frequência por lá.


Arraste para o lado e veja outras fotos

9. St-Viateur Bagel Shop


Desde, 1957 a St-Vieateur Bagel é referência de bagels no Canadá mas mais especificamente em Montreal. Seus ingredientes, certamente, são o segredo para tal fama. O seu sabor é um pouco mais "adocicado" quando comparado aos bagels de Nova York e este é um dos seus principais diferenciais!


Há algumas filiais espalhadas pela cidade mas eles enfatizam bastante a sua primeira e mais popular unidade, que foi a qual visitei também. É um lugar bem simples! Não pense que você vai chegar lá, sentar em uma mesinha, pedir o seu bagel, comer e ir embora. Não! O local, além de pequeno, parece mais com uma mini indústria de bagel. Você entra lá, vê centenas de bagels, escolhe quais e quantos você quer, o senhor os coloca em um saquinho, você paga e vai embora. Hahaha. É literalmente uma loja apenas para compra e não consumo local.


Atualmente eles tem 10 opções de sabores diferentes e eles realmente são muito macios e gostosos! Eu provei o tradicional. Me arrependi de não ter pego outros e levado comigo, até mesmo para matar aquela fome repentina de quando estamos viajando.



Endereço da unidade principal: 263 Rue Saint- Viateur O., Montreal, QC, H2V 1Y1

Aberto todos os dias, das 6h às 00h.0



10. Schwartz's


Um clássico para Montreal, a deliciosa delicatessen judaica, fundada na cidade em 1928, é responsável e reconhecido por servir um dos melhores sanduíches de carne defumada (smoked meat) do Canadá.


O sanduíche realmente é uma delícia. Como o lugar é simples, pequeno e estava cheio (boa sorte para conseguir uma mesa!), eu peguei o sanduíche clássico para viagem e então comer pela rua mesmo. Mas, acabei ficando um pouco atrapalhada, pois eu não estava bem preparada para isso e o sanduíche se desmancha todo por ter tantas fatias de carne além da mostarda que só ajuda o sanduíche a deslizar ainda mais hahaha. Mas se valeu a pena? Muito!


De fato, não deixe de acrescentar o Schwartz's no seu próximo roteiro para Montreal.



Endereço: 3895 St Laurent Blvd, Montreal, Quebec H2W 1X9, Canadá

Aberto todos os dias, de domingo à quinta-feira das 11h às 23h e de sexta-feira e sábado das 11h às 00h.



11. Parque de Mont-Royal


Uma das principais áreas de lazer de Montreal com grande contato com a natureza e excelente para a prática de exercícios como caminhar pelas trilhas do parque, andar de bicicleta ou skate, por exemplo.


Inaugurado em 1876, o Parque de Mont-Royal está localizado em um grande morro onde seu ponto mais alto está a 233 metros, é facilmente visível pela cidade e é um dos espaços verdes mais importantes para a população.



Para chegar ao observátório do parque e ter aquela linda vista para o centro de Montreal, você vai precisar subir algumas longas escadas, mas eu garanto que vai valer a pena!!! Cada degrau vai ter compensado quando você estiver lá em cima. A altura não é das mais altas, como do famoso Top of The Rock em Nova York, mas a vista ainda é bem linda.


Arraste para o lado e veja outras fotos

Endereço: conferir no site suas respectivas entradas e melhor trajeto.

Horário: aberto todos os dias, das 6h às 00h.



12. Centre-Ville de Montréal


Também conhecido como o Centro ou Downtown de Montreal, é composto de diversas atrações, algumas já citadas anteriormente como o Old Port, mas também conta com outros dois importantes pontos turísticos bem específicos da cidade:


O The Montreal Museum of Fine Arts (Museu de Belas Artes de Montreal) e a Golden Square Mile, antigo e glamoroso bairro com mansões do final do século XVIII.


Eu caminhei por algumas das ruas da Golden Square Mile, realmente muito charmosa, e aproveitei para passar pelo Museu de Belas Artes de Montreal, mas não entrei. Pelo pouco tempo que eu tinha, não ia compensar pagar pelo ingresso e não aproveitar devidamente o museu.



Endereço principal do Museu de Belas Artes de Montreal: 1380 Sherbrooke Street West, Jean-Noël Desmarais Pavilion

Horários: Terça-feira à domingo, das 10h às 17h.

Ingresso: de 21 a 30 anos, CAD 16; a partir de 31 anos CAD 24 e abaixo de 20 anos, entrada gratuita.



13. Place du Canada e Dorchester Square


São duas grandes praças em meio ao coração da cidade, cercado de arranha-céus e edifícios históricos.


Passei por essas praças aleatoriamente e aproveitei para sentar um pouco e relaxar. Até porque já era o segundo dia de turismo praticamente todo a pé e eu não sabia mais nem como eu conseguia andar depois de tantos quilômetros já percorridos sem parar!




14. Cidade Subterrânea de Montreal (Montreal Underground City)


Como muitos já sabem, o inverno de Montreal é de castigar... e isso não é exagero. Então para amenizar o sofrimento da população e criar opções viáveis de entretenimento principalmente durante o inverno, a cidade desenvolveu uma "cidade subterrânea", sendo este o maior complexo urbano subterrâneo do mundo!


Com lojas, shoppings centers, hotéis, escritórios, bancos, museus, estações de metrô, trem... é literalmente "uma cidade paralela". São mais de 32 km de túneis espalhados por mais de 12 km² com mais de 120 pontos externos de acesso à cidade interna. Só no inverno, aproximadamente meio milhão de pessoas circulam diariamente por toda essa região. Surreal, né?


Eu não investi muito tempo para caminhar por ela, mas claro que não deixei de aproveitar uma dessas entradas para poder conhecer na prática um pouco de como esse complexo urbano subterrâneo tão famoso mundialmente funciona.




15. Observatoire Place Ville Marie Terrasse


Um dos meus lugares favoritos de Montreal é o Observatório Place Ville Marie Terrase, localizado no restaurante Les Enfants Terribles. Este é um restaurante com área interna e externa, como um rooftop de vista de praticamente 360º, na região central da cidade de Montreal.


Até a pandemia, existia um observatório apenas para essa vista 360º graus, chamado Observatorie Place Ville Marie, mas parece que agora com a pandemia infelizmente decidiram encerrar de vez as suas atividades.


Mas, como algum local havia me dado a dica, eu fui direto para este bar / restaurante -- uma vez que eu não precisaria pagar nada apenas para entrar e teria praticamente a mesma vista privilegiada do skyline da cidade. Fiquei na área externa de tarde até o pôr do sol e mais um pouco da noite. A vista de lá era muito linda!



Era possível ver todo o Parque de Mont-Royal, a cidade de Montreal, a Ilha de Montreal e até mesmo o complexo que se encontra o Estádio Olímpico mais distante. Eu não queria ir embora. Era a minha última noite na cidade e eu só conseguia pensar o quanto eu era grata por finalmente ter realizado o sonho de finalmente conhecer aquela cidade e estar encerrando essa experiência da minha melhor maneira: com o skyline e pôr do sol.



Endereço: 1, Place Ville Marie (Entrance Robert-Bourassa Boulevard), Montreal (Qc) H3B 4S6

Horário: aberto todos os dias, de domingo à quinta-feira das 17h às 22h e de sexta-feira e sábado das 17h às 23h.



16. Crescent Nightlife street


Repleta de bares, restaurantes e baladas, essa é uma das principais e mais agitadas ruas de Montreal para quem também gosta de curtir a noite, tanto para locais quanto turistas!


Eu não consegui aproveitar tanto dela, pois acabei indo na minha última noite, já extremamente cansada e com o ônibus partindo para Toronto à meia-noite. Mas também não deixei de parar em um de seus pubs para relaxar e aproveitar um pouco daquela vibe noturna de Montreal.



17. La Banquise


Esse foi o único lugar que eu realmente queria ir mas não consegui e me arrependo muitoooo! Na noite que eu tinha programado para ir, eu estava muito cansada, o local era um pouco afastado, deixei para tentar voltar no dia seguinte mas não consegui. :(


O La Banquise é o lugar referência de Montreal para comer Poutine (citado no tópico 2 deste post), o prato mais típico da província de Quebec. Deve ser bem autêntico e uma delícia... então, por favor, passe lá por mim e depois volta aqui para dizer o que você achou!


Endereço: 994, rue Rachel Est Montréal, Quebec Canada, H2J 2J3

Horário: aberto todos os dias, 24 horas



18. City Pass em Montreal


Para quem preferir já viajar com algo mais certeiro e programado, Montreal possui o conhecido City Pass Ticket.


Você pode adquirir o Passaport MTL, que oferece acesso a algumas das principais atrações da cidade por um menor preço comparado quando adquirido separadamente e também um passe para os apaixonados por museus visitarem vários deles em um curto período de tempo, com ou sem transporte público incluso.


Entre no site para maiores informações:


 

E aí, sabia que Montreal tinha tudo isso para conhecer? O que achou da cidade?


Se já esteve em algum desses lugares, compartilhe nos comentários como foi essa experiência para você!


Vou compartilhar abaixo mais algumas fotos de Montreal para você terminar de se apaixonar de vez por essa cidade, assim com eu!!! ❤️⚜️





bottom of page