top of page
  • Foto do escritorRebeca Hochman

O que fazer em Brasília? Roteiro de 3 dias na capital do Brasil

Confesso que visitar Brasília nunca esteve em meus planos de viagem dentro do Brasil, mas a vida acabou "me obrigando" a ir para lá exclusivamente para a solicitação do meu passaporte polonês na Embaixada da República da Polônia, presente no Distrito Federal. Quem nunca sonhou com um passaporte europeu, né?? Mas além desse grande sonho, meu objetivo principal com ele era facilitar a minha mudança para a Suíça. Então, como de costume, tirei o melhor proveito da oportunidade e fiz um tour intensivo de 3 dias pela cidade! E quer um spoiler?! Eu AMEI!!!


Vou compartilhar exatamente a ordem dos dias e passeios que eu fiz. Não tive tempo para elaborar esta viagem, foi tudo literalmente planejado em cima da hora. Então fique à vontade para adaptar as minhas dicas ao seu roteiro de acordo com suas preferências e prioridades! :)


E adiantando um ponto super positivo de Brasília: a maioria dos pontos turísticos que eu fui e listei abaixo são DE GRAÇA! Já falei que amei lá, né?! 🥰


 


 

🗺️ Dia 1



1. Esplanada dos Ministérios


Essa é uma grande avenida que fica no Eixo Monumental da cidade e abriga todos os ministérios do país, de maneira simétrica e padronizada, do lado direito e do lado esquerdo da avenida. Cada um deles é devidamente identificado por uma placa e letreiro em seu respectivo prédio.




2. Museu Nacional da República


Não entrei no museu, só passei em frente. Projetado pelo artista Oscar Niemeyer, ele tem uma arquitetura diferente e bem interessante. "É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira", diz o site oficial do museu.



Não há nenhuma informação de ingresso em seu site, apenas que sua capacidade máxima é de 30 pessoas e o museu está aberto de sexta a domingo, das 10h às 16h.



3. Catedral de Brasília


Mais uma obra e excelente arquitetura de Oscar Niemeyer. As fotos da Catedral de Brasília certamente não fazem jus à beleza e grandiosidade dela pessoalmente! Tanto em sua parte externa, quanto interna.



Quando eu fui, estava um dia claro, o que fez com que sua iluminação interna ficasse perfeita devido à seus enormes vitrais.


Horário das Missas: Terça à Sexta-feira: 12h15 / Sábado: 17h / Domingo: 08h, 10h30 e 18h

Visitação: Terça à sexta: das 08h às 16h45 / Sábado: das 08h às 16h45 / Domingo: das 9h às 17h45

(No horário das celebrações – Missas, casamentos e Batizados – não é permitido a visitação)

*Recomendado ir com roupas mais compridas, como calças ou saias compridas.



4. Palácio Itamaraty


Mais um ponto turístico que não visitei, apenas passei em frente, mas é muito bonito.


"Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. O Palácio Itamaraty foi concebido como edifício que serviria ao propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros"



As visitas (em português) ao acontecem de terça à sexta-feira, às 9h30 e 16h / sábados, domingos e feriados: às 9h, 10h30, 15h, 16h30. Os agendamentos são feitos exclusivamente pelo endereço eletrônico visita@itamaraty.gov.br, em dias úteis (segunda a sexta-feira), entre 9h e 17h, até o dia anterior à data desejada.


Para maiores informações, acesse o site oficial.



5. Alameda dos Estados


Ao caminhar pela Esplanada dos Ministérios em direção ao Congresso Nacional, você vai acabar passando por aqui: Alameda dos Estados. Enquanto do lado direito está o Palácio Itamaraty, do lado esquerdo estará o Palácio da Justiça. E entre ambos, estará todas as bandeiras hasteadas que compõem os Estados Membros da República Federativa do Brasil.


Aqui é só isso... vale pela fotinho e para identificar a bandeira do seu estado! :)




6. Palácio do Congresso Nacional


E finalmente cheguei ao Congresso Nacional... um dos lugares que eu mais gostei! Ele é enorme e incrivelmente projetado e simétrico com o resto da cidade.



O Palácio do Congresso Nacional, que já faz parte dos três poderes do Estado representados na "Praça dos Três Poderes", é composto por duas Casas: o Senado Federal (semiesfera à esquerda) e a Câmara dos Deputados (semiesfera à direita). Entre ambas, há duas torres idênticas de escritórios. Atrás dele há a Praça dos Três Poderes e à sua frente um enorme gramado.


A visita guiada ao Palácio do Congresso Nacional tem sofrido constantes alterações desde o início da pandemia, então se tiver interesse, entre direto no site para ter acesso às informações mais atualizadas.



7. Praça dos Três Poderes (Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal)


A Praça dos Três Poderes abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso Nacional (poder Legislativo, citado acima) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).


Ela fica no final da esplanada, na sequência da parte de trás do Congresso Nacional.


Nela também está a maior bandeira do Brasil e uma das maiores hasteadas do mundo, a 100 metros de altura com 20 metros de comprimento e 14 de altura pesando mais de 90 quilos. Incrível né?! Ela é trocada mensalmente junto de uma cerimônia que já virou outra atração turística da cidade.




8. Ponte JK (Parquinho da Orla da Ponte JK)


Como a Ponte Juscelino Kubitschek é um dos maiores ícones de Brasília, peguei um Uber e fui até este Parquinho da Orla da Ponte JK, pois pelo o que eu pesquisei rápido na hora, parecia ser o melhor ponto para conhecê-la.


A vista para ela realmente é bonita, mas também não tem mais nada para ser feito lá. É um lugar mais isolado e não lembro de ter visto mais nada por lá. Ainda tive a sorte de conhecer algumas capivaras e ver elas se divertirem um pouco na beira do lago hahaha.




9. Pontão do Lago Sul


Esse era um dos lugares mais esperados do dia... ir apreciar o pôr do sol no Pontão do Lago Sul!



Muito bem cotado, não pude deixar de ir conhecer. Logo eu, apaixonada por pôr do sol, especialmente quando sobre águas como no oceano e lago. Esse lugar é considerado um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Brasília!


Mas se prepare para gastar um pouquinho mais, nem que seja para tomar um açaí (como eu fiz hehe) enquanto espera pelo anoitecer. O Pontão do Lago Sul é uma região um pouco mais cara, com bares e restaurantes mais requintados. E lá não tem muito o que se fazer (acredito que também tem opção de passeio de barco 🤑), então vale a pena investir um pouco mais para ter um final de tarde gostoso do que só ficar sentado o tempo todo em um dos poucos banquinhos que há pela calçada.


Na minha experiência, eu cheguei lá (já cansada pela viagem de manhã e por toda a caminhada pela esplanada), escolhi um dos restaurantes, comi um açaí que estava magnífico, enrolei um pouco e então sai para dar uma caminhada por lá e então sentar para acompanhar melhor o pôr do sol e tirar essas lindas fotos!




🗺️ Dia 2


1. Santuário São João Bosco


Mesmo para uma pessoa não religiosa, o Santuário São João Bosco é uma linda parada que eu recomendo para todos. Esta é uma igreja católica, dedicada ao segundo padroeiro da cidade, São João Bosco (Dom Bosco).


Além de sua arquitetura um pouco diferente, os seus vitrais azuis (12 diferentes tonalidades) tornam a iluminação deste ambiente muito bonito, é uma verdadeira obra de luz. Além disso, há um imenso e majestoso lustre central com 7.400 pequenas peças de vidro Murano. Já deu para imaginar né?



Curiosidade: quando eu estive lá, eu percebi que o lustre acendia apenas por alguns momentos aleatórios (e era quando eu tentava correr para tirar uma foto rsrs). Então eu decidi perguntar para um guia turístico que estava no local qual era a lógica disso... ele simpaticamente me explicou que na verdade é preciso PAGAR para acender. Custa R$15 reais para manter o lustre aceso por 40 segundos. A minha reação também foi a mesma... O QUE?! Hahahaha e ele disse que é devido à grande energia que custa para mantê-lo aceso custa. Até deu o exemplo de quantos mil reais a mais você pagaria se desejasse entrar na igreja no dia do seu casamento com ele já acesso... Sim, é caro! Mas também não dá para negar o quanto ele é lindo acesso.


E, para a minha sorte, no tempo que eu estive lá tinham pelo menos 2 grupos de algum tipo de excursão em que os seus guias que pagavam para que os participantes pudessem desenhar o santuário com o lustre aceso. Foi um dia de sorte para mim! 💡


Horário das Missas: de segunda a sábado, 07h e 18h

Horário das Missas Dominicais: 8h, 11h, 18h e às 19h30




2. Embaixada da República da Polônia


Não que esta seja uma parada turística, mas vou deixar registrado aqui, já que foi o motivo principal da minha viagem para Brasília! ❤️


E aproveito para contar outro detalhe da cidade: tem uma região (Avenida das Nações / Setor de Embaixadas) que SÓ TEM as diferentes embaixadas dos países! Eu achei muito legal, pois imagina que é um pedacinho de cada país dentro de uma mesma cidade, avenida! :)


Então, por exemplo, para chegar na Embaixada da Polônia, eu passei por muitas outras como de Portugal, Japão, Suíça, Líbano, México etc etc etc.




3. Superquadra Sul 108


A Quadra 108 Sul foi a primeira quadra residencial a sair do papel e ser concluída do Plano Piloto de Brasília. Ela teve todos os seus blocos de apartamentos projetados por Oscar Niemeyer.


É um pedacinho da cidade preservado com as características de como foi o início da construção de Brasília.




4. Primeira Banca de Jornal de Brasília


Ainda ali pela Quadra 108 Sul, tem a primeira banca de jornal de Brasília, fundada por Lourivaldo Marques, o qual eu tive o enorme prazer de conhecê-lo!



Não só dono da primeira banca de jornal da cidade, Lourivaldo também foi quem plantou, em 1963, a enorme árvore presente ao lado de sua banca.


Em poucos minutos de conversa, ele compartilhou um pouco de sua mudança para a cidade e muito orgulhoso nos apresentou sua querida árvore, o melhor ângulo para tirar a foto com ela e também contou que o seu segredo é nunca parar! É estar sempre criando e usando a sua criatividade (enquanto trabalhava com uma pecinha para encaixar em sua porta).


Comprei uma garrafa d'água com ele e também o seu autógrafo (que foi R$5 hahaha), um amor!




5. Igrejinha Nossa Senhora de Fátima


Também conhecida como Igrejinha da 307/308 Sul, é a primeira capela construída em alvenaria nas quadras residenciais de Brasília, inaugurada em 1958.


A Igrejinha, desenhada por Oscar Niemeyer, com o teto no formato de lenço, o que a remete à forma de um chapéu de freira.



Horário: todos os dias das 8h às 12h e das 13h às 19h

Celebração da Palavra: toda segunda-feira às 18h30

Missas: de terça à sábado às 6h30 e 18h30 / aos domingos às 7h, 9h, 11h, 18h e 19h30



6. Restaurante Nordestino Xique Xique


Nesse dia escolhi ter um almoço diferente para comemorar a finalização do processo da minha cidadania polonesa. Como eu nunca tinha comido qualquer prato nordestino de um lugar especializado, decidi dar uma chance para esse restaurante que estava pelo meu caminho (ali na Asa Sul mesmo, bem próximo da Igrejinha mencionada acima).


Quando eu fiz o pedido, eu não sabia muito bem o que viria, mas estava ansiosa para experimentar algo novo. Quando a comida chegou... WOW!!!


Primeiro que eu não aguentei tudo, segundo, a minha parte favorita foi a manteiga de garrafa quentinha. Nossa... que sabor era aquele??? Eu sabia que pra cada gota daquela manteiga derretida eu estava engordando, mas era inevitável não encharcar aquela comida (consideravelmente seca para mim) com aquela manteiga tão saborosa, maravilhosa, perfeitaaaa!



Olha, sinceramente... eu recomendo muito você ter essa experiência gastronômica no Xique Xique hahaha foi uma experiência de vida e que eu nunca vou esquecer! Foi um pouquinho caro, mas pelo o que veio e pela qualidade, vale cada centavo. 😋😍


7. Templo da Boa Vontade


O Templo da Boa Vontade é um lugar para quem gosta de algo mais místico. Ele recebe todas as pessoas, independente de sua criança ou descrença. Este é um monumento construído com base na numerologia e com muita simbologia envolvida.



O TBV é o monumento mais visitado do país e possuí a maior pedra de cristal bruto do mundo, que está localizada no topo central do templo, o que também traz uma grande simbologia ao templo. O cristal está relacionado à maior luz e energia que reflete dentro do templo, direcionado exatamente ao centro da espiral da "caminhada do ser humano em busca do Criador".


Nesta espiral, preferencialmente descalço, você começa o percurso caminhando na faixa escura (no sentido anti-horário) e volta pela faixa branca (no sentido horário). O caminho termina em frente ao Trono e Altar de Deus, uma representação artística, junto dos quatro elementos básicos da Natureza (fogo, ar, terra e água) estão retratados nesta obra para simbolizar o Pai Celestial e Criador do Universo.


O Templo da Boa Vontade também conta com uma Sala Egípcia ("O local faz menção à cultura milenar dos egípcios, que acreditavam na Vida Eterna e entendiam que morrer na Terra era uma passagem para um Outro Mundo") e uma Fonte Sagrada.



Se você quiser conhecer mais sobre o TBV, dê uma conferida no site deles que está tudo bem explicadinho, com muitas outras informações e detalhes. :)


Horário da Nave: aberto 24 horas, contando com segurança durante todo o dia

Galeria de Arte, a Mandala e a Sala Egípcia: todos os dias, das 8h às 20 horas



8. Praça dos Cristais


Imagina uma praça muito, muito fofa... é a Praça dos Cristais (ou Praça Cívica)! Ela está localizada no Setor Militar Urbano, em frente ao Quartel General do Exército.



É um lindo lugar para dar uma caminhada, passar uma tarde e apreciar o pôr do sol (outro lugar considerado um dos mais bonitos para acompanhar o entardecer).


Apesar da praça ser bem espaçosa, não tem muito o que fazer por lá, pelo menos não que eu tenha visto, então você pode levar uma garrafinha de água ou até mesmo um lanchinho para comer por lá.




🗺️ Dia 3



1. Parque da Cidade Sarah Kubitscheck


Considerado o maior parque urbano da América Latina, certamente não tive tempo de conhecer muito ele... hehehe. Na verdade, eu conheci bem pouco. Na manhã que eu reservei para conhecê-lo, estava um tempinho meio ruim e como não era das minhas maiores prioridades, acabei só dando uma passadinha nele. Entrei pelo estacionamento 9 e caminhei em direção a qualquer saída próxima da avenida Eixo Monumental para dar continuidade no meu roteiro.


Nessa minha rápida caminhada, passei pelo lago, por um pequeno parque de diversões "Nova Nicolândia", uma pista de karting, pessoas fazendo suas atividades físicas e o que me chamou atenção, foi ter visto várias e várias barraquinhas de massagem e quiropraxia. Não eram uma ou duas barraquinhas... eram dezenas, uma do lado da outra.




2. Planetário de Brasília


Para quem gosta dos mistérios e curiosidades do espaço, o Planetário de Brasília pode ser uma boa atração para ser incluída no roteiro.



Com a entrada gratuita, e a opção de também ter a visita guiada gratuita, você conhece a história e detalhes desde a base de todo o sistema solar até as galáxias e nebulosas mais distantes já identificadas. Você também vai conhecer um pouco sobre a Agência Espacial Brasileira (EAB) e ver de pertinho um dos foguetes já lançados por nós, Brasil! :) 🚀


E se conseguir se programar direitinho, você ainda consegue assistir alguma das diversas exibições em sua cúpula no final do dia (até o dia que eu visitei, essas sessões só acontecem após às 18h).


Horário: de terça à domingo, das 9h às 21h




3. Estádio Nacional de Brasília "Mané Garrincha"


Pertinho do planetário, está o grande e conhecido Estádio de futebol e arena multiuso Mané Garrincha, que foi reformado para receber a Copa do Mundo FIFA de 2014. O estádio foi eleito o segundo maior do Brasil (perdendo apenas para o Maracanã no Rio de Janeiro) e um dos maiores da América Latina.




4. Memorial JK


O Memorial JK é um museu e centro cultural construído para homenagear o 21º presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek de Oliveira.


Neste ponto turístico, desta vez, é preciso comprar um ingresso que custa apenas R$10, mas que infelizmente não consegui visitar sua parte interior porque o pagamento deveria ser feito apenas com dinheiro em espécie... Então acabei apreciando só a parte de fora mesmo e já valeu a pena, pois é um memorial muito diferente e bonito.


Horário: terça à domingo, das 9h às 18h

Ingresso: inteira R$10 e meia-entrada para estudantes e idosos R$5 (dinheiro em espécie)




5. Torre de TV de Brasília


Um dos passeios que mais gostei e me surpreendeu foi a Torre de TV de Brasília. Por que? Mais uma vez, de graça, você sobe em seu mirante a 75 metros de altura e consegue ver a capital do país lá do alto! E, particularmente, eu adoro vistas panorâmicas e do alto de qualquer lugar, eu amo altura, e com Brasília não foi diferente.



A Torre tem 230 metros de altura, é a terceira estrutura mais alta do país e ela pode ser vista de vááários pontos da cidade. Inclusive, lá de cima, você consegue enxergar o "plano piloto" da cidade, além de praticamente todos os pontos turísticos de Brasília. E outro ponto que me chamou muito a atenção na cidade desde o primeiro dia, e que lá de cima só ficou mais evidente, é a simetria com os pontos turísticos. O Eixo Monumental está perfeitamente alinhado! Desde a bandeira hasteada na Praça dos Três poderes, com a Torre e o Monumento JK.




6. Feira da Torre de TV


Essa é a Feira de Artesanato, fundada em 1964. Ela fica atrás da Torre de TV e se tornou um grande ponto turístico principalmente para os apaixonados por objetos artesanais.



Quando eu fui, a maioria de suas lojas estavam fechadas. Consegui visitar uma lojinha ou outra de lembrancinhas (aproveitei para comprar o meu copinho de coleção de shot) e escolhi almoçar em um de seus pequenos restaurantes que tinha comida típica do amazonas.


Horário de funcionamento: de quinta à domingo das 8h às 18h



7. Placa "Eu ❤️ Brasília"


Como em qualquer outra cidade turística especial, a placa de Eu ❤️ Brasília também se popularizou muito em Brasília!


Na grande capital do país, uma de suas placas (e a mais movimentada) é essa localizada no Eixo Monumental -- exatamente de frente para a Torre de TV. Com a vista estrategicamente planejada, de fundo encontram-se os demais pontos turísticos já citados no Dia 1, com o destaque para o majestoso Congresso Nacional.




8. Parque Ecológico Dom Bosco


Sua localização é um pouco distante, mas o seu destino é bem importante para a história de Brasília.


O parque abriga "o primeiro templo construído em Brasília, a Ermida Dom Bosco, em homenagem ao padre João Belchior Bosco. A pequena construção fica em um ponto por onde passa o paralelo 15, local em que o padre, em sonho, anteviu em 1883 a construção da capital brasileira no Planalto Central. A obra foi inaugurada em 1957 e permite uma vista privilegiada da cidade de Brasília e do Lago Paranoá.", segundo Brasília Ambiental.



O parque possui outra placa "Eu ❤️ Brasília" também com uma vista privilegiada, mas desta vez para o Lago Paranoá e a cidade de Brasília. E você também pode aproveitar para passar um dia ou tarde no parque para fazer algumas de suas trilhas dentro do cerrado nativo, caminhadas, piquenique, nadar no lago e andar de skate ou bicicleta. E se ainda quiser fechar o dia com chave de ouro, fique até o pôr do sol, eleito um dos mais lindos e especiais da capital!



 

Observação importante!

Uber é a melhor opção para se locomover na cidade (quando o trajeto for muito grande para fazer andando). A cidade é "pequena" (mas espaçosa), a maioria dos caminhos são rápidos de carro e o valor do Uber não é tão caro. E se você está acompanhado (no caso, eu estava com o meu irmão), esses gastos são ainda menores quando divididos. :)


Outra observação muito importante:

Se você for em época de chuva (eu fui em Novembro), você vai querer andar sempre com um guarda-chuva na bolsa. O tempo daquela cidade é maluco e fazia sol, calor, chuva e frio 3x em um mesmo dia. E não é exagero!


 

E aí, o que você achou de Brasília?

Acrescentaria algum outro lugar nessa lista?


Compartilhe comigo nos comentários! 😄❤️




bottom of page