top of page
  • Foto do escritorRebeca Hochman

O que fazer na Costa Rica? Roteiro de 14 dias e muito mais!

Em Julho de 2021 passei 14 dias viajando e conhecendo boa parte da Costa Rica com o meu namorado. Sim, boa parte, pois apesar de ser um país pequeno da América Central e tendo um quarto de sua área sendo protegidas para reservas e parques nacionais, ele tem MUITO a ser explorado, de norte ao sul, do leste ao oceano atlântico ao oeste com o oceano pacífico.


Vou listar abaixo como foi esse roteiro cuidadosamente elaborado para cada dia da viagem. O post está bastante extenso, pois eu gosto de dar bastante informações, detalhes e fotos do lugar, além de compartilhar um pouco da minha experiência pessoal também, é claro. Mas se o seu objetivo é conhecer sobre o país e imaginar um pouco do que você vai encontrar na sua viagem, ESTE POST É PARA VOCÊ!


Vale lembrar que Julho é uma época de bastante chuva na Costa Rica, e nas nossas férias não foi diferente. Não que tenha atrapalhado muito os nossos planos, mas algumas paisagens que estávamos esperando foram alteradas devido ao clima. Mas faz parte! De fato a beleza do país ainda foi completamente reconhecida. Se está na chuva é para molhar, né?! 💦


 

ÍNDICE -- ROTEIRO DE 14 DIAS NA COSTA RICA:

 

🗺️ Chegada:

- Chegada à noite em San José

- Viagem direto para Turrialba (províncio de Cartago)


Após a nossa chegada à capital Costa Riquenha, alugamos o carro já reservado e de lá fomos direto para o hostel de Turrialba (havíamos avisado com antecedência de que chegaríamos um pouco tarde, por volta das 23h30-00h30). E apesar do horário, o rapaz que nos recepcionou e abriu a garagem para nós foi extremamente educado e solícito!



🗺️ Dia 1 (Turrialba):

- Rafting em Turrialba com a empresa Tico's River

- Viagem direto para La Fortuna (província de Alajuela)


• Rafting em Turrialba

Para quem não sabe, o rafting que desce o Rio Pacuare é considerado por muitos um dos mais bonitos do mundo! Por isso fizemos questão de acrescentar ele no nosso roteiro e não nos arrependemos.

Rafting em Turrialba - Rio Pacuare
Rafting no Rio Pacuare

Com considerável antecedência, reservamos o rafting com o Tico's River Adventures. Escolhemos essa empresa, pois a mesma é uma empresa familiar e operada exclusivamente de nativos costa-riquenhos. E através do seu site e contato via e-mail, parecia uma empresa super competente e simpática.


O ingresso individual custou 90 dólares e o pagamento era feito apenas em espécie. Apesar de parecer caro, neste valor já estava incluso um almoço super gostoso preparado por eles mesmos e uma aventura linda e inesquecível de quase 4 horas remando abaixo o Rio Pacuare dentro de uma floresta virgem, de cânions estreitos e muita, mas muita fauna e flora. Os nossos instrutores estavam sempre nos apontando para explicar e mostrar as plantas e animais presentes no percurso, inclusive tucanos!


Depois que o passeio acabou, a van nos levou de volta para o ponto de início do rio e de lá seguimos a nossa viagem direto para La Fortuna. A viagem durou cerca de 3h30.


Rafting no Rio Pacuare


🗺️ Dia 2 (La Fortuna):

- Parque Nacional Volcán Arenal


• Parque Nacional Volcán Arenal

Bora começar o dia com uma super caminhada ao redor do vulcão ativo mais famoso da Costa Rica? Ele fica no Parque Nacional Volcán Arenal.


Entrada do Parque Nacional Volcán Arenal - La Fortuna Vulcão ativo
Parque Nacional Volcán Arenal

Para isso, não contratamos nenhuma empresa de tour, decidimos explorar a região sozinhos e no nosso tempo. Então fomos até lá com o nosso carro, pagamos o ingresso na porta (15 dólares pelo carro), estacionamos e começamos a andar.


O parque está dividido em três partes: Sector Volcán, Sector Península e Calles y otros.


1- Sector Volcán: Há o "Mirador Principal", ponto mais próximo que você pode chegar do vulcão, e mesmo assim ainda é um pouco longe! Em outro ponto, após uma maior caminhada, há o "Colada de Lava", que nada mais é do que os rastros que a lava de uma erupção de 1992 deixou. Ou seja, são marcas consideradas recentes de uma erupção vulcânica! Há também há trilha do "El Ceibo", onde você encontra uma árvore centenária de 400 anos! E também a trilha Las Heliconias, uma pequena trilha com grande diversidade de flora.


Pequena trilha no "Sector Volcán" e o mapa do Parque Nacional Volcan Arenal
"Colada de Lava" e árvore centenária na trilha "El Ceibo"

2- Sector Península: São duas trilhas que estão bem próximas do Lago Arenal e tem alguns pontos de observação do Lago e do Vulcão. A vista da Torre de Observação foi uma das minhas favoritas! Mas também sou suspeita... eu amo paisagens com lago! :)


Vista da "Torre de Observação" no "Sector Península"

3- Calles y otros: são os caminhos pavimentados que você pode ir de carro, o próprio Lago Arenal (você pode procurar atividades para fazer nele) e a Represa Arenal.


Exploramos apenas o Sector Volcán e o Sector Península -- e já foi um passeio bastante intenso para 1 dia hehehe.



🗺️ Dia 3 (La Fortuna):

- Caverna "Venado Caves"

- Free Natural Hot Springs River (termas naturais)

- Passeio pela cidade


• Venado Caves

Como o nosso quarto dia na Costa Rica amanheceu chuvoso, pedimos recomendação ao dono do Hostel (que era muito simpático e solícito) do que poderíamos fazer aos redores e ele nos indicou a Caverna "Venado Caves". Achamos interessante e abraçamos a ideia, já que ligamos lá e ainda tinha horário disponível para o tour da tarde.


A Venado Caves fica a 50 minutos do centro de La Fortuna e custa 28 dólares por adulto. É um tour de aproximadamente 1 hora e que inclui um guia bilíngue, botas, lanternas e capacete.


Nessa caverna você vai passar por corredores estreitos, baixos até mesmo com necessidade de engatinhar (o capacete me salvou algumas vezes hehe), com água (há um rio que passa próximo/por cima da caverna) e teve uma parte até mesmo com uma pequena escalada (mas que não era obrigatória fazer, depois eu descobri que tinha outra passagem sem a necessidade de escalar nada). No percurso da caverna você vai ver morcegos, pode ver aranhas (imagina que eu morro de medo de aranha e não tinha pensado nesse "pequeno" detalhe rsrs), fósseis de milhões de anos (de conchinhas até de uma pequena tartaruga!), paredes de calcário e muita emoção, pode ter certeza. Foi um passeio muito legal para quem gosta de uma aventura diferenciada!


"Venado Caves"
(1ª foto: feliz me sentindo a própria Dora, a Aventureira / 2ª foto: rindo de nervoso depois de ter visto aranhas na parede e engatinhado nesse corredor baixo sobre uma água turva rsrs)

• Free Natural Hot Springs River

Depois de explorar a Caverna, fomos para a Free Natural Hot Springs River! O acesso para essas águas termais (que é naturalmente quentinha e uma delícia) é gratuita, você só paga por volta de 5 dólares para os cuidadores de carro que ficam na estrada. Além de colocar o nome no Google Maps, outro ótimo ponto de referência para chegar até ela é o "Tabacón Thermal Resort & Spa", um lugar privado que fica em frente a entrada desse local gratuito. Só atenção para o horário que você for: por ser de graça, a estrada fica cheia de carros estacionados no acostamento, então talvez você precise estacionar um pouco mais distante da entrada. Outra dica: se tiver, vá com um sapato de borracha ou talvez até mesmo uma meia para evitar machucar tanto o seu pé entre as pedras.


Free Natural Hot Springs River - Termas naturais em La Fortuna

• Centro de La Fortuna

E então depois de relaxar beeem com aquelas águas quentinhas, damos uma voltinha na cidade ainda com a luz do dia. Uma graça de cidade com pracinha, várias lojinhas de souvenir e claro, o vulcão ao fundo! 🌋


Centro da cidade La Fortuna


🗺️ Dia 4 (Parque Nacional Volcán Tenorio):

- Viagem direto para o Parque Nacional Volcán Tenorio (província de Guanacaste)

- Viagem direto para Monteverde (província de Puntarenas)


• Parque Nacional Volcán Tenorio

Antes de irmos para Monteverde, decidimos desviar um pouco o trajeto de carro para podermos visitar outro ponto turístico bastante popular: Parque Nacional Volcán Tenório. Este é o parque conhecido por ter aquela cachoeira e rio de cor azul turquesa, além do vulcão também ativo. Mas... dessa vez não tivemos sorte. Estava chovendo o dia o inteiro, inclusive durante o nosso passeio, então as paisagens realmente deixaram a desejar. Lembra o meme "expectativa x realidade"? Então.... a cachoeira estava marrom devido a lama e o rio estava só um pouco azul. Que decepçãooo! Em algumas partes da caminhada sentimos um forte cheiro de enxofre, principalmente no ponto "Borbollones", onde a água do rio borbulhava devido aos gases naturais vindos do vulcão.. Então esses foram os grandes diferenciais na nossa experiência.


Mapa Parque Nacional Volcán Tenório
Mapa e fotos do Parque Nacional Volcán Tenório
Expectativa x Realidade: a cachoeira era para estar com a cor azul turquesa maravilhosa como mostrado no mapa acima mas a intensa chuva trouxe muito barro para a água / Ponte no rio que dá para ver a água um pouco azulada


🗺️ Dia 5 (Monteverde):

- Circuito de tirolezas no "Extremo Park"


• Extremo Park

Se você gosta de esportes radicais, adrenalina e muita aventura às alturas, você vai amar Monteverde!


Para o nosso primeiro dia, compramos na internet um pacote promocional do "Extremo Canopy" do Extremo Park. Ele inclui o maior circuito de tirolesas da Costa Rica (4km no total, dividido entre cabos e paradas); a tirolesa "Superman" (você vai deitado, com uma distância de 1km atingindo até 65km/h!); o "Tarzan Swing" (você despenca de uma super altura preso e abraçado a fortes cabos de aço e depois balança de um lado para o outro como o Tarzan em seu cipó rsrs); um pequeno Rappel ao ar (esse confesso que foi o mais sem graça e de menor adrenalina) e uma tiroleza de 190 metros dentro de um túnel, que você também vai deitado igual a do Superman.


Tirolesa em Monteverde / Tirolesa "Superman" (1km de distância)


🗺️ Dia 6 (Monteverde):

- Reserva Bosque Nuboso Santa Elena

- Pontes suspensas no "Selvatura Park"

- Ficus La Raíz



• Reserva Bosque Nuboso Santa Elena

Trilha na Reserva Bosque Nuboso Santa Elena Monteverde Floresta Nubosa
Trilha na Floresta Nublada de Santa Elena

Para quem não sabe, a Costa Rica possui uma das poucas "florestas nubladas" (cloud forests) do mundo! Elas estão acima de1.500 metros de altitude, o que faz com que sua vegetação seja um pouco diferente das demais, além de ser muito comum encontrar elas com neblina. Imagina só caminhar em uma floresta nublada que diferente?! Parece até cenário de filme!


Entre as opções de cloud forests que tem em Monteverde, acabamos escolhendo a Reserva Bosque Nuboso Santa Elena por ser menos movimentava e com altitude ainda maior. Claro que queríamos o extremo! O ingresso por adulto foi 16 dólares. Nela, você tem a opção de fazer até 5 trilhas (com serviço guiado ou não), sendo a maior delas de 4,8km -- inclusive foi a que fizemos sozinhos, chamada "Caño Negro". Eu gostaria de ter feito outras trilhas, mas como chegamos um pouco tarde lá, o tempo estava curto para chegarmos a tempo no passeio a seguir, pois o próximo era com hora marcada.


Trilha na Floresta Nublada de Santa Elena / Placa de incentivo à pegar uma "pedra de apoio" da floresta emprestada

Legenda: "Antes de começarmos a caminhada Shinrin-Yoku, olhe ao redor por alguma pequena pedra que 'chame por você'. Pegue ela e peça permissão para que ela seja a sua pedra durante sua experiência a seguir. Essa pedra vai servir como um apoio durante a sua jornada. Segure esta pedra perto do seu coração com as suas duas mãos e peça para que ela guarde todos os seus pensamentos e preocupações. Leve a pedra com você e se tiver pensamentos negativos durante a caminhada, lembre-se de pedir para a pedra guardá-los para você."

• Selvatura Park

Após dirigirmos pouquíssimos minutos de carro, chegamos no Selvatura Park. O foco do nosso passeio aqui foi caminhar em 8 pontes literalmente suspensas sobre a cloud forest! Com um circuito de trilha completa de 3km, a ponte mais extensa tem 157 metros de comprimento! (Dica: ponte número 4).


Pontes suspensas / Hanging Bridges - Ponte suspensa mais extensa com 157 metros de comprimento no Selvatura Park
Ponte suspensa mais extensa com 157 metros de comprimento no Selvatura Park

Foi um passeio muito divertido e diferente!!! Principalmente pelo parque estar bem vazio e termos todas as pontes vazias só para nós. O ingresso para cada custou cerca de 40 dólares. Um pouco caro, mas não vai ser em qualquer lugar do mundo que você vai ter uma experiência tão única como essa!



• Ficus La Raiz

Ficus La Raiz em Santa  Elena, Monteverde
Ficus La Rariz

Depois de voltarmos ao centro de Santa Elena (região mais turística de Monteverde, onde estávamos hospedados), fomos em um pequeno parque local para conhecer a "Ficus La Raiz", uma SUPER árvore e com uma raiz externa ainda maior e fora do normal!


A sua entrada é gratuita e a caminha bem curtinha, uns 5 minutos, mas atenção! É uma trilha natural, ou seja, se estiver chovendo vai ter muita lama (como foi no nosso caso) além dos obstáculos como pedras e outras raízes pelo caminho. Mas vale muito a pena conhecer! Eu não quis subir na raiz por medo de escorregar e me machucar (a situação da lama estava grave hahaha), mas é comum as pessoas subirem para ter a experiência de estar sobre uma raiz e tirar umas fotos!



🗺️ Dia 7 (Quepós):

- Viagem direto para Quepós (província de Puntarenas)

- Tentativa de praia deserta rsrs


Acordamos cedo e fomos direto para Quepós, litoral oeste da Costa Rica! Rumo ao Oceano Pacífico! Quepós é uma cidade menos turística (ou seja, mais barata) mas ao lado da principal e mais popular Manuel Antônio.


Placa turística de Quepós - Quepos Sign
Placa turística de Quepós

Nesse dia não conseguimos aproveitar nada da cidade, uma pena! O mar estava lindo. Depois que chegamos e nos estabilizamos no hostel, saímos para almoçar, e tentamos ir em uma das praias desertas que a dona do hostel (também extremamente simpática e solícita) nos indicou. Mas, ao chegar lá (que realmente era deserta e de difícil acesso), já estava um pouco tarde e a praia já tinha sido coberta pela maré rsrsrs. Fizemos uma mini viagem e caminhada à toa.


Depois disso abrimos mão do dia, passamos no mercado para comprar comida e fomos para o hostel jantar e descansar. Também somos humanos, né! Mas para passar um primeiro dia em Quepós, eu indico ir passar o dia em qualquer outra praia mais comum e com infraestrutura para poder aproveitar melhor o dia.



🗺️ Dia 8 (Manuel Antonio):

- Parque Nacional Manuel Antonio

- El Avión

- Pôr do sol no hotel "La Mariposa" -- de "1.000 Places to See Before You Die"


• Parque Nacional Manuel Antonio

Como recomendado por todas as fontes pesquisadas e locais da região, assim que abriu estávamos na entrada do Parque Nacional Manuel Antonio -- o cartão postal da Costa Rica!


Parque Nacional Manuel Antonio Costa Rica
Parque Nacional Manuel Antonio

Além de algumas trilhas e três lindas praias, como a mais conhecida "Playa Manuel Antonio" e a "Playa Espadilla Sur" e "Playa Gemelas", o parque é muito popular pela facilidade de vermos os animais locais, como macaquinhos, preguiças, lagartos, veadinhos e diversas espécies de pássaros. Na nossa experiência, só depois de muita caminhada e cabeça olhando para cima (rsrsrs) foi que finalmente começamos a encontrar os animais! Talvez naquele dia eles decidiram acordar mais tarde... o que eu mais gostei de ver foram dezenas de macaquinhos juntos e duas preguiças, extremamente preguiçosas hahaha. E acredite... elas são muito difíceis de localizar. Elas se camuflam perfeitamente no alto dos galhos das mais altas árvores! Se puder, leve também um binóculos.


É um parque que conta com excelente estrutura para os visitantes e você tem a opção de explorá-lo com um guia (para te ajudar a localizar e identificar os animais por exemplo) ou sozinho. Para a caminhada solo, o ingresso custou 16 dólares por adulto. E atenção! Programe-se bem, pois o parque não abre nas segundas-feiras.


Boa parte da estrutura para caminhadas dentro do parque / Playa Manuel Antonio
Bicho-preguiça no alto da árvore e ainda me dando um tchauzinho :) hehehe
Duas diferentes espécies de macaquinhos e suas respectivas famílias (inclusive filhotes!)
Outras espécies de animais encontrados no Parque Nacional Manuel Antonio

• El Avión

Em seguida do parque, almoçamos ali pela região e então fomos tomar alguns drinks no restaurante El Avión -- e o nome já diz tudo. Este pub, bar e restaurante se trata de um avião de carga de verdade, tem até a sala do piloto que você pode visitar. Além de ser uma experiência única e diferente, as vistas de lá são de fato umas das mais bonitas de Manual Antonio.


Entrada e paisagem de dentro do pub, bar e restaurante El Avión

• Hotel La Mariposa

Para finalizar o dia com chave de ouro, fomos tomar outro drink no hotel La Mariposa, que também fica ali pertinho. Inclusive, o hotel está presente no livro "1000 Places to See Before You Die" (1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer) por ter as melhores vistas do Oceano Pacífico junto de seu deslumbrante e inesquecível pôr do sol! E sem exagero... esse pôr do sol realmente foi fascinante. Com direito aos sons de araras e papagaios que sobrevoavam a região além de macaquinhos pela escadaria do hotel.


Pôr do sol no hotel La Mariposa - 1000 Places to See Before You Die
Pôr do sol no hotel La Mariposa - 1000 Places to See Before You Die

E quer saber a melhor parte? Você não precisa pagar nada além de um bom drink para estar lá! Então não pense duas vezes antes de acrescentar no seu roteiro uma tarde neste hotel, você não vai se arrepender!


Escadaria do hotel com macaquinhos / Área externa do hotel La Mariposa


🗺️ Dia 9 (Manuel Antônio):

- Day Pass no hotel Shana By The Beach


• Shana By The Beach

Depois de tantos dias agitados, só queríamos um dia para descansar e relaxar. Então nenhum lugar seria melhor do que passar o dia em um hotel de luxo com piscina e praia quase que particular! Para isso, utilizamos o Day Pass do hotel Shana By The Beach. Você precisa apenas gastar um valor mínimo no restaurante do hotel, e então você vai ter acesso livre a parte externa onde tem duas piscinas, uma ducha e uma trilha que da acesso à uma praia.


Não sei dizer agora qual era esse valor mínimo, mas lembro que o menu era bem carinho e em dólar... então não vai ser difícil completar essa consumação. Só um prato de nhoque com gorgonzola foi 16 dólares e uma garrafinha de água 6 dólares. Mas antes de ir direto ao restaurante, você precisa se direcionar à recepção do hotel e solicitar o Day Pass. Eles irão pegar as suas informações e te dar uma pulseirinha de acesso. E depois é só aproveitar! Ah! No dia que fomos, a partir das 16h começou a rolar um happy hour, ou seja, eram 2 drinks da lista por 10 dólares! E achávamos que era difícil o dia ficar mais perfeito... 🍹🍹


Day Pass no hotel Shana By The Beach


🗺️ Dia 10 (Jacó):

- Viagem direto para Jacó (província de Puntarenas)

- Praia "Playa Jacó"


Logo cedinho no 11º dia, pegamos a estrada para Jacó. Almoçamos pela cidade em qualquer soda (estabelecimento com comidas mais simples e baratas, como as nossas lanchonetes no Brasil) e terminamos de passar a tarde na praia relaxando esperando para mais um pôr do sol.


Placa turística de Jacó / Jaco Sign
Placa turística de Jacó

Para ser sincera, nos decepcionamos um pouco com a praia. A areia era escura e com muita pedra, que machucava um pouco para caminhar e ir ao mar, e as ondas eram maiores e mais fortes (tudo bem diferente do que vimos antes em Quepós e Manuel Antonio), pelo menos na praia principal que ficamos, "Playa Jacó". A cidade é bastante conhecida e popular sim, mas mais para o público de surf, já que ela recebe campeonatos nacionais e internacionais! Inclusive, para praticamente qualquer lugar que você vá, você vai encontrar alguma empresa ou quiosque para fazer aulas de surf.


Playa Jacó

Outro destaque para a cidade é a sua vida noturna (o que também não tivemos, pois devido as restrições da pandemia no país, todos os estabelecimentos não essenciais eram obrigados a fechar às 21h), outras atividades como saltar de parapente, outros diversos passeios ao ar livre e os seu mirantes: Mirador de Jacó (o famoso letreiro colorido, localizado na estrada principal um pouco antes de chegar no centro da cidade) e o El Miro, que falarei a seguir!



🗺️ Dia 11 (Jacó):

- Mirador "El Miro"

- Almoço no Ridiculous Burgers

- Passeio pela cidade


• Mirador "El Miro"

O El Miro (ou Mirador Miro) se trata de uma construção abandonada com uma linda vista para a Playa Jacó além de ter algumas ruínas ao longo da pequena trilha, que é simples e dura em torno de 30 minutos. É um passeio simples mas diferente, e que certamente pode te render várias fotinhos! Além de ser gratuito!


Reuínas do El Miro / Mirador Miro
Ruínas do El Miro
Escadarias do El Miro
Vista do El Miro para a Playa Jacó / Prancha de surf personalizada no início da trilha

• Ridiculous Burgers

Eleito por quebrar vários recordes na Costa Rica e inclusive no Guinnes Book Records, fomos conhecer o Ridiculous Burgers, eleito o melhor hambúrguer no país! Entre uma outra grande lista de maior hambúrguer, mais alto, com mais carne, mais exótico, mais caro e mais gourmet... rsrsrs.


Hamburgueria "Ridiculous Burger"

Claro que pedimos um lanche normal, e não nenhum desses dos recordes ou de competição. Achei ele muito bom e bem servido, só o pão que me incomodou um pouco, pois era muito grande... mas sobre o recheio e acompanhamento, realmente não tenho do que reclamar! 🍔


E depois desse super almoço, ainda tivemos a coragem de passar mais um tempinho fazendo a digestão, ops, descansando, na praia para aproveitar mais um pôr do sol.


Placa de desafio do Ridiculous Burger / Lanche que pedi / Menu com os hambúrgueres mais exóticos e caros da Costa Rica


🗺️ Dia 12 (Jacó):

- Tour para ver crocodilos com "Jose's Crocodile River Tour"


Para o nosso último dia na cidade litorânea, estávamos em dúvida entre andar de quadriciclo ou fazer um passeio para ver crocodilos selvagens. Como eu estava um pouco receosa e o passeio do crocodilo era um pouco mais barato, optamos por ele.


• Jose's Crocodile River Tour

Fizemos o agendamento do tour com a empresa Jose's Crocodile River Tour através da senhora do hostel, só precisamos chegar no local na hora marcada (foi por volta de 35 dólares por pessoa). O passeio durou mais ou menos 1 hora e 45 minutos, ganhamos uma garrafinha de água e foi bem tranquilo, apesar de um pouco emocionante hahaha. 🐊


Ajudante do guia alimentando crocodilo / Jose's Crocodile River Tour
Ajudante do guia alimentando crocodilo

Com um motorista e guia bastante divertido, ele passou por diferentes locais do rio explicando que os crocodilos são extremamente territoriais, ou seja, ele sempre sabe onde encontrá-los. Assim, conseguimos ver de filhotes pequenos à sêniores enormes de até 70 anos! E para atrair a atenção dos répteis e traze-los para ainda mais perto do barco, embarcou conosco um outro rapaz que estava lá só para atraí-los com pedaços de frango. Crocodilos selvagens chegavam bem pertinho de nós! Foi de arrepiar!


Barco do tour / Crocodilo esperando receber o seu pedaço de carne rsrsrs


🗺️ Dia 13 (San José):

- Viagem para San José com uma para em Hacienda La Chimba (província de San Jose)

- Passeio pelo centro de San José


• Hacienda La Chimba

A apenas 20 minutos da capital San Jose, está a Hacienda La Chimba.


Um parque onde você pode fazer tirolesa, arvorismo, degustação de café local, restaurante e uma trilha com 9km total ("Mantra Trail") onde você chega nos dois pontos principais e mais procurados da trilha: La Mano Del Mantra e a escultura do Buda. A entrada para fazer essa trilha custou 12 dólares por pessoa.


La Mano del Mantra / Escultura do Buda

Uma caminhada de 9km pode ser muito para algumas pessoas, mas tem como você cortar o caminho após chegar na última parada que é a La Mano Del Mantra. E confesso que foi o fizemos rsrs já estávamos exaustos e com fome! Mas eu garanto que as vistas valem muito a pena.


Mapa da trilha "Mantra Trail" / Letreiro Hacienda La Chimba

Então em seguida almoçamos no restaurante local "La Burra" -- e não só pela fome, mas foi um almoço delicioso e muito bem feito! De lá, continuamos a viagem para San José, pois queríamos evitar o trânsito do horário de pico da capital.


Letreiro Costa Rica em Hacienda La Chimba
Letreiro Costa Rica

• San José

Após deixar o carro no hostel, saímos para caminhar pelo centro de San José. Típico de uma cidade grande: muitos carros, muitas pessoas e muito comércio! Muitos dizem que tem bastante coisa para se conhecer na capital, mas realmente não era o nosso foco explorar muito por lá. Escolhemos deixar só um dia e meio para caminhar e poder conhecer um pouco do ritmo da capital costa-riquenha.


Centro da capital San José / Pedaço da China Town em San José

Um lugar bastante local que visitamos foi o Mercado Central inaugurado em 1880: cheio de lojinhas, acessórios, comidas e frutas, souvenires. Caminhamos por todo o mercado e aproveitei para comprar uma lembrancinha (muito cara, inclusive!). Em lugares um pouco mais afastados você encontra praticamente as mesmas coisas por um preço muito mais acessível.


Mercado Central de San José


🗺️ Dia 14 (San José):

- Mais passeio pela cidade para comprar as lembrancinhas finais

- Última noite, dia de fazer as malas :(


A viagem chegou ao fim. Demos uma última caminhada pela cidade para comprar as lembrancinhas finais e comidas locais que eu gostei, como o salgadinho patacones, o destilado alcóolico Guaro e a Fanta Kolita.


Salgadinhos de Patacones, bebidas Guaro da marca Cacique, Fanta sabor Kolita
Salgadinho de patacones, bebida guaro da marca Cacique, Fanta sabor kolita
Cidade da capital da Costa Rica, San José

• Despedida de San José e Costa Rica 💔 com uma super EXPERIÊNCIA BÔNUS!

No fim de tarde, enquanto terminávamos de fechar as malas e nos preparávamos para sair para jantar em um restaurante especial, a cidade recebeu um "leve" TERREMOTO. Dá para acreditar?


Eu estava sentada no chão organizando a mala quando tudo tremeu e fez um forte barulho. Isso durou uns 4 segundos no máximo. Eu e o meu namorado, que estava na cama, nos olhamos, e olhamos para a placa do hostel que ficava pendurava em nossa varanda, e ela estava balançando. Algumas buzinas na rua dispararam e nós fomos até lá para ver o que tinha acontecido. Estava tudo normal... as pessoas caminhando na rua, carros circulando...


Um pouco depois quando chegamos no restaurante perguntamos ao garçom e ele nos confirmou que tinha sido um "leve terremoto", e que as vezes eles costumam ser ainda mais fortes e demorados.


Eu fui embora do país ainda mais "feliz e realizada" por ter tido a "sorte" de vivenciar um terremoto. Para mim isso foi uma super experiência de vida!


Na manhã seguinte acordamos, devolvemos o carro e fomos direto para o aeroporto... e o resto infelizmente vocês já sabem.


Aeroporto Internacional Juan Santamaría (Aeroporto de San José da Costa Rica) - SJO

Muitas saudades e todas as melhores lembranças desse país que é tão lindo, diversificado e acolhedor, inclusive! Como na expressão que eles mesmo dizem,


PURA VIDA! 🌞


 

🍽️ BÔNUS: Comidas e bebidas que você não pode deixar de experimentar na Costa Rica!

- Patacones, frijoles negros refritos, gallo pinto, casado, ceviche, guaro, café...


Vou apresentar algumas das comidas e bebidas mais diferentes e locais que eu tive ao longo dessas duas semanas na Costa Rica. E eu garanto, são uma delícia!!!


Confira abaixo:


Patacones (aperitivo frito ou industrializado de banana da terra) - Prato típico da Costa Rica
Patacones (aperitivo frito de banana da terra)
Frijoles Negros Refritos - Prato típico da Costa Rica
Frijoles Negros Refritos (pasta de feijão temperado)
Ceviche de Banana - Prato típico da Costa Rica
Ceviche de Banana
Arroz con Pollo - Prato típico da Costa Rica
Arroz con Pollo
Gallo Pinto + Café da manhã (desayuno) - Prato típico da Costa Rica
Gallo Pinto no café da manhã típico (desayuno)
Casado - Prato típico da Costa Rica
Exemplo de Casado com legumes (almoço típico)
Casado - Prato típico da Costa Rica
Exemplo de Casado com salada (almoço típico)
Guaro com limão - Prato típico Bebida típica da Costa Rica
Guaro com limão (bebida alcóolica à base de cana)
Cervejas nacionais costa-riquenhas - Prato típico Bebida típica da Costa Rica
Cervejas nacionais costa-riquenhas
Suco Natural - Prato típico Bebida típica da Costa Rica
Suco natural (infelizmente não lembro o nome da fruta)
Suco natural de tamarindo - Prato típico Bebida típica da Costa Rica
Suco natural de Tamarindo
 

E aí, o que você achou da Costa Rica?


Compartilhe comigo nos comentários qual a comida e o lugar que você ficou com mais vontade de conhecer na Costa Rica! 😉❤️


Os meus eleitos favoritos: Rafting em Turrialba, La Fortuna, Quepós/Manuel Antônio, bebida guaro e o desayuno (café da manhã típico com gallo pinto) -- sou suspeita, pois amo comida logo cedo, e aquela banana caramelada junto... Hmmmmm!



PURA VIDA! ☀️



bottom of page